vestibular como funciona

Vestibular: O que é, como funciona e quem pode fazer?

Você está pensando em cursar uma faculdade e está meio perdido sobre quais passos dar para começar? Afinal, o que significa vestibular? Preciso fazer? E como funciona?

Se você está querendo tentar, mas tem dúvidas, este artigo pode te ajudar!

Vamos te contar para que serve um vestibular e como funciona.

Ficou curioso (a)? Então, confira!

O que é Vestibular e para que serve?

Vestibular é uma prova que você faz para entrar na faculdade. Nela você precisa obter uma nota mínima para ser aprovado e começar o curso que escolheu.

Portanto, antes de se inscrever para fazer essa prova, é importante que primeiro você escolha o curso que quer fazer.

Isso porque dependendo da área que você escolher para  estudar, a prova pode ser diferente e ter questões ou peso diferenciado por matéria.

O que significa, por exemplo, que dependendo do curso as questões de português podem valer mais ou as de matemática, e assim por diante. 

Como funciona a prova de Vestibular?

vestibular é difícil?

A prova de vestibular varia um pouco de faculdade para faculdade.

Pode ter questões de múltipla-escolha (aquelas que você responde selecionando A, B, C ou D e passando as respostas para um gabarito).

Ou então questões dissertativas (que são aquelas que você precisa responder escrevendo dentro do limite de algumas linhas, informadas no momento da prova).

Porém, não se esqueça de que tanto para um caso como para outro, a interpretação de texto é uma habilidade fundamental que vai te ajudar a responder as questões corretamente e com mais facilidade. 

Pode ter, ainda, uma redação no final, que, normalmente, tem o limite de 20 linhas e é sobre um tema específico, em geral algo relacionado a atualidades.

Tudo isso, além das regras e formato, pode estar descrito em um documento chamado edital (confira um modelo  aqui), que explica direitinho as condições do vestibular de cada ano.

Quem pode fazer uma prova de vestibular?

Todo mundo que completou o ensino médio, quer seja por modalidade EJA, supletivo ou presencial e tiver o diploma deste nível pode fazer o vestibular.

Mas atenção: quem já tem uma faculdade feita, normalmente não precisa passar pelo vestibular de novo se quiser estudar mais uma vez! 

Vestibular é difícil?

Essa é uma das perguntas que mais costumam preocupar os estudantes.

Mas, a resposta é que o nível de dificuldade de uma prova sempre será percebido como maior ou menor dependendo do quanto aquele aluno se preparou.

Estudando com antecedência, se programando e treinando bastante, é provável que você não ache o vestibular difícil e consiga se sair bem na prova!

 Veja também: Como ter motivação para estudar?

Uma dica é estudar com maior intensidade as matérias que você tem mais dificuldade, tentando sempre resolver questões de provas anteriores.

Vestibular é pago ou é de graça?

Normalmente o vestibular, de qualquer faculdade, cobra uma taxa de inscrição

Neste ano, contudo, muitos vestibulares têm sido feitos a distância por conta da pandemia.

Então, vale conferir se a universidade e unidade que você tem interesse está com alguma condição especial para quem deseja fazer o vestibular, como algum desconto, inclusive nas mensalidades do curso.

Procure saber quais são as regras para o curso que se interessa e como está funcionando o vestibular no momento.

Qual o vestibular mais difícil do Brasil?

Algumas instituições podem ter vestibulares considerados mais difíceis, como o caso de universidades públicas.

Mas, isso depende muito também do curso, da procura, se é alta ou não, se o curso é muito requisitado (exemplo: vestibular para Medicina, Direito,  Engenharias e assim por diante). 

Eles podem também ser feitos em mais de uma fase, mas geralmente a maioria dos cursos pede vestibular em uma fase só.

Dependendo da relação candidato x vaga essa dificuldade pode aumentar ou não. 

Por isso, saiba bem o curso que quer fazer e onde, para ver quais regras se aplicam e entender com antecedência o quão concorrido o processo pode ser, para planejar sua dedicação.

Como fazer uma prova de Vestibular?

Confira um passo a passo que irá guiar você na hora de se inscrever em um vestibular: :

  1. Escolha o curso que deseja fazer;
  2. Escolha a universidade, o campus (prédio) ou polo EAD em que deseja se matricular e tenha o curso escolhido;
  3. Inscreva-se no vestibular;
  4. Realize a prova no dia e hora marcados;
  5. Confira o resultado e a lista de aprovados, assim como a lista de segunda e terceira chamada, se tiver , com vagas remanescentes para garantir a sua;
  6. No dia da prova, esteja ciente de todas as regras pedidas no Edital.

Outras formas de entrar na universidade

Por fim, além do vestibular, existem outras formas de entrar na universidade.

Se é a primeira vez que você faz um curso superior, também pode tentar o ENEM, pois algumas instituições aceitam a nota como substituição ao vestibular e, dependendo da pontuação, podem até conceder bolsas.

Mais uma possibilidade é pedir uma transferência, caso você já tenha começado o curso em outro lugar. 

Se tiver semelhança de grade, inclusive, é possível eliminar algumas matérias e aproveitar parte do que já foi feito, muitas vezes com condições diferenciadas no pagamento. 

Agora, se você estiver começando do zero, que tal se inteirar das chances que tem e conhecer um pouco mais sobre esse universo?

Os processos da prova de vestibular da Ulbra, uma das mais renomadas universidades do Sul do país, por exemplo, estão com inscrições abertas. Para mais informações, acesse o site.

Gostou do conteúdo? Aproveite para se preparar e não se preocupe: se você acha que neste ano não dá mais tempo de estudar direito, confira dicas sobre como estudar até um dia antes da prova e não desista do seu objetivo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.