por que aprender excel

Por que aprender Excel? 8 motivos para ter essa habilidade no seu currículo

Por que aprender Excel?

Simplesmente porque o Microsoft Excel é um dos programas mais utilizados no universo corporativo.

Além das planilhas, os usuários mais experientes conseguem criar gráficos, compilar dados para torná-los mais intuitivos e interpretáveis e executar cálculos de forma bem rápida.

Devido à sua versatilidade e ampla gama de recursos, o Excel é exigido para profissionais que desejam ocupar vagas em empresas de diversos ramos, e, em muitos casos, dominar a ferramenta pode ser um diferencial para conseguir um novo emprego ou aquela sonhada promoção. 

Muita gente acredita que não é preciso muito esforço para usar o Excel com excelência, porém, isso está longe de ser verdade.

Boa parte dos recursos do programa demandam um certo nível de conhecimento para serem utilizados de forma produtiva.

Descubra no post de hoje por que aprender Excel é importante e quais são as razões que justificam essa necessidade de aprendizado. Boa leitura!

1. O excel pode ser utilizado em diversas áreas de atuação

Sabe o que o gerente do seu banco, o chef de um restaurante francês e o dono de uma autopeças têm em comum?

Todos eles podem usar o excel para simplificar tarefas em suas rotinas.

O programa é bastante democrático e consegue suprir demandas de diferentes setores, servindo como uma simples lista de controle de estoque ou atuando como um dashboard completo de análise de dados e gráficos.

O fato é que software é uma ferramenta prática para diversos profissionais, por isso, seja qual for o segmento em que você pretende atuar, é bem provável que você se depare com arquivos de planilhas e gráficos feitos no sistema.

2. Indispensável para algumas carreiras

Além de ser bastante presente em áreas que não se relacionam diretamente com números e controle de dados, o Excel é insubstituível em algumas profissões.

Engenheiros, Arquitetos, Contadores, Economistas, Analistas de Sistemas e Pesquisadores são apenas algumas das profissões que não vivem sem o Excel. 

Boa parte de suas demandas estão centradas no uso de planilhas, na elaboração de gráficos e no acompanhamento de métricas, e todas essas demandas utilizam o software da Microsoft. 

Não é raro encontrar empresas que usam o Excel como alicerce para construção de sua estratégia e processos de acompanhamento de resultados e melhorias, e para construir uma carreira longeva nessas companhias é fundamental dominar o programa e seus recursos.

3. Diferencial competitivo no mercado de trabalho

Estamos na terceira dica e até agora abordamos dois aspectos: muitas profissões usam o excel, sendo que para algumas delas o sistema é indispensável.

Diante desse cenário, fica evidente que dominar o Excel pode ser a diferença entre conquistar um emprego ou receber uma negativa do recrutador.

Contratar funcionários que já dominam o Excel é uma vantagem para algumas empresas, especialmente aquelas que usam o sistema com muita frequência.

Ao selecionar um candidato que domina a ferramenta, a instituição reduz o tamanho da curva de aprendizado do novo funcionário e consegue até economizar tempo e recursos com treinamento. 

Então, se você se pergunta porque aprender excel, fica aqui a nossa dica: dominar a ferramenta pode acelerar seu posicionamento no mercado de trabalho e abrir melhores oportunidades para você!

4. Indispensável para utilizar outros sistemas

O Excel é usado por muitas empresas como uma biblioteca de dados.

Essas informações,  por sua vez, servem para alimentar outros sistemas digitais, como ERPs, CRMs, Softwares de Vendas, Sistemas de automação de marketing e até mesmo ferramentas de DataVis, que fazem a otimização na leitura de um grande volume de dados, transformando-os em representações gráficas mais intuitivas e simples de compreender. 

Mesmo sendo utilizado de maneira adjacente a outros sistemas, o Excel tem um papel importante, já que é preciso cuidar bem dos arquivos de dados e saber como manejá-los e classificá-los para que os sistemas possam fazer bom uso das informações contidas na planilha. 

Por essa razão, o profissional que atua com esse tipo de ferramenta digital precisa entender e utilizar o Excel com qualidade.

Caso contrário, sua atuação pode ser comprometida e todos os processos empresariais podem receber um aporte de dados com inconsistências, o que é péssimo em termos gerenciais e estratégicos. 

5. O Excel é universal

como aprender Excel

Entre as razões de por que aprender Excel está a sua universalidade.

Quando somos crianças e adolescente sempre ouvimos sobre a importância de dominar o inglês, já que ele é um idioma utilizado internacionalmente, sendo a língua principal para diálogos entre pessoas de dois países distintos, ainda mais no ambiente corporativo.

O Excel também pode ser considerado uma linguagem universal. Quem domina o sistema aqui no Brasil também consegue dominá-lo em qualquer lugar do mundo, o que abre portas para quem deseja atuar em uma carreira internacional ou se fixar em outro país.

Digamos que você é engenheiro e deseja morar fora.

Dominar o Excel pode ser um diferencial para que você consiga um emprego em sua área, mesmo não tendo pleno domínio do idioma do país!

Os números são universais, e boa parte do conteúdo manejado no Excel é numérico e matemático.

Diante disso, o profissional que domina a ferramenta pode encontrar boas oportunidades fora do país, tendo como base para seu trabalho justamente o domínio da “linguagem universal” do Excel. 

6. Agilidade para lidar com dados

Mais e mais empresas estão embasando seus processos e melhorias nos dados gerados ao longo das atividades. Já estamos vivendo a era do Big Data e das decisões estratégicas data driven

Neste contexto, o manuseio dos dados requer agilidade e precisão, algo que é executado com qualidade pelos profissionais que têm domínio do Excel.

Como dito, boa parte das bases de dados são registradas em planilhas ou saem de servidores e sistemas no formato de arquivos de Excel. 

O profissional que tem conhecimentos técnicos para lidar com essas informações consegue auxiliar a empresa em sua rotina de uso de dados, entregando mais estratégias e bons insights em uma velocidade otimizada, o que é um grande benefício para a performance da empresa. 

7. Possibilidade de fazer dessa habilidade uma fonte de renda

Você sabia que existem sites e profissionais que fazem de suas habilidade no Excel uma forma de ganhar dinheiro?

Quem é bom com as planilhas e tabelas dinâmicas pode desenvolver templates muito úteis e comercializá-los em um site ou diretamente para empresas. 

Apesar de não ser algo tão comum, é possível encontrar profissionais que fazem uma espécie de freelancer desenvolvendo planilhas para clientes, que irão usar essas criações para facilitar o seu cotidiano de trabalho. 

Sem dúvida, a possibilidade de fazer dinheiro com o seu conhecimento é um dos motivos de por que aprender Excel.

8. Excel segue firme e forte no universo corporativo

As pessoas até cogitaram sua extinção, porém, não há nenhum software tão acessível e eficiente quanto o Excel para executar planilhas e trabalhar com dados.

Por essa razão, engana-se quem pensa que o Excel vai cair em desuso.

Outras ferramentas com os mesmos recursos podem até aparecer, contudo, a dominância da Microsoft no mercado de PCs vai seguir firme e, junto com ela, todo o pacote Office.

Não pense que Excel é coisa do passado.

É muito mais fácil ele evoluir e englobar novas funções do que ser aposentado e dar espaço para outra ferramenta. 

E diante desse longo reinado, fica evidente que ele vai continuar sendo exigido para muitas profissões e cargos, portanto, mais uma razão que justifica porque você deve aprender Excel!

Por que aprender Excel?

O Excel é uma importante ferramenta de trabalho que contempla os mais diversos segmentos, oferecendo estratégia, praticidade e rapidez para lidar com altos volumes de informação.

Ele vai seguir reinando como o principal software de planilhas do mundo, portanto, é essencial conhecer seu funcionamento e seus recursos com bastante profundidade.

Além do Excel, todo o pacote Office é bastante exigido no mercado de trabalho, portanto, vale a pena pensar na possibilidade de fazer um treinamento completo, que engloba as principais ferramentas do Office.

Aqui na Conquistadora você pode realizar cursos profissionalizantes no Pacote Office de maneira remota, com o melhor conteúdo no melhor lugar: a sua casa!

Clique aqui e descubra mais sobre o curso EAD de Pacote Office!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.