o que comer antes da prova

O que comer antes da prova? 5 Dicas para ajudar no seu desempenho

Imagine que você está dirigindo por uma longa estrada e percebe que o combustível está acabando…

Aquela viagem planejada o ano todo foi por água abaixo por conta de um pequeno deslize.

Se essa cena acontecesse, a frustração seria muito grande, concorda?

Agora, imagine que você é o carro e que essa estrada é o vestibular da Universidade dos seus sonhos. 

Para que isso não aconteça, não existe segredo, basta se alimentar e se hidratar bem.

Veja o que comer antes da prova e descubra quais são aqueles pratos e guloseimas proibidos para quem deseja fazer uma excelente prova.

Por que é importante manter uma alimentação balanceada na véspera da prova?

Seja qual for a prova (vestibular, ENEM, prova de EJA ou concurso), é uma tarefa que requer dedicação e muito preparo.

Ao longo de meses, os candidatos passam horas e mais horas resolvendo exercícios de múltipla escolha, provas discursivas e redações. E todo esse esforço se resume a um dia.

Este dia — e os dias anteriores — portanto, devem ser os mais perfeitos possíveis. 

Isso mesmo, eles deves ser aqueles dias ideais, com pelo menos 8 horas de sono e, claro, alimentação bem balanceada. 

Comer pouco vai resultar em falta de energia, comer demais vai dar sono e diminuir o tempo de estudo

E não é só isso, você precisa saber a hora de “se abastecer” ao longo da prova. Vestibular é como maratona. Ninguém vai do começo ao fim só com o almoço. 

Durante a prova será preciso ingerir algumas calorias para abastecer seu corpo de nutrientes. Até isso pode ser treinado na semana que antecede o grande dia.

Dicas rápidas para cuidar da alimentação na véspera da prova

  1. Respeite os horários das refeições. Não tome café, almoce ou jante muito tarde;
  2. Adote uma dieta leve em alimentos gordurosos;
  3. Escolha quais lanches levar para a prova;
  4. Na noite antes da prova, evite o consumo de comidas pesadas ou em excesso;
  5. Fuja também das bebidas alcoólicas!

5 dicas do que comer antes da prova e não ficar ansioso

Se os cuidados com a alimentação já são importantes nos dias antes da prova, imagina no dia dela. 

É importante saber quais alimentos comer antes da prova e como você deve balancear suas refeições para não sofrer com a falta de nutrientes.

A seguir, confira uma pequena recomendação para cada uma das refeições.

1) Café da manhã

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia, então, ela deve ser também a mais nutritiva.

A recomendação é comer mais no café da manhã do que em qualquer outra refeição, porém, se isso não é o seu costume, melhor não colocar em prática agora.

Porém, não dá para ficar no jejum até a hora do almoço.

Tente comer uma fruta, tomar um iogurte, comer um pão com queijo, mas opte pelas versões com menos gordura na hora de montar o cardápio.

Isso significa trocar um queijo amarelo como o prato ou mussarela por uma opção mais leve e fácil de digerir, como o queijo branco ou escolher um pão integral, por exemplo. 

2) Lanche da manhã

Se você tomar café cedo, entre 8h e 9h, será preciso fazer um pit-stop lá pelas 10h.

É hora de um pequeno tira gosto. Nada muito pesado ou com muita gordura e nem açúcar.

Busque por algo bem leve, como uma porção pequena de frutas ou uma barra de cereais. 

3) Almoço

Na hora do almoço, é hora de seguir a regra do prato colorido.

Coma verduras, legumes, grãos, carboidratos e proteínas.

Seu corpo não pode ficar sem nutrientes, e o jeito mais prático de garantir que todos estejam em dia é variando a alimentação.

Fuja daquele prato monocromático, como uma grande porção de macarrão.

Dê variedade e sempre busque alimentos leves.

Nada de queijos pesados, carnes gordurosas ou coisas que não está acostumado a comer. 

ATENÇÃO: Se a prova começa muito cedo, pode ser preciso almoçar bem cedo também.

Se este for o seu caso, levante mais cedo para tomar café e ter fome por volta de 11h-12h.

Assim se pula o lanche matinal e parte direto para um almoço equilibrado antes da prova. 

4) Lanche da prova

Na hora da prova, você vai estar em um momento de grande esforço mental, o que consome bastante energia.

Quando estiver na metade da prova, faça um pequeno lanche. Aqui a recomendação é algo com altor valor energético, mas que não seja de digestão difícil.

Muitos candidatos levam frutas, porções de castanhas, barras de cereais ou até aqueles alimentos líquidos usados pelos atletas.

Seja qual for sua escolha, só fuja de alimentos de baixo valor nutricional, como batata frita, salgadinhos ou balas. 

5) Jantar

Se o seu vestibular acaba hoje, parabéns, você está livre para sair, comemorar e comer o que quiser.

Porém, se este é o primeiro dia de provas, só temos uma dica: repita tudo outra vez e faça do jantar outra refeição balanceada.

O jantar é a refeição mais modesta do dia, portanto, é hora de colocar o pé no frio, mas caprichar na qualidade dos alimentos. Novamente, opte por um prato equilibrado, bem colorido e sem exageros. 

O chocolate é realmente um alimento recomendado?

pode comer chocolate?

Muitos acreditam que o chocolate é o alimento ideal para levar o vestibular.

Mas a verdade é bem diferente.

Na lista sobre o que comer antes da prova, deixe o chocolate como uma das suas últimas opções.

A gente sabe que ele é gostoso e nada melhor do que um agrado num dia tão importante, mas agora é hora de pensar em reabastecer sua energia. 

O chocolate entra no organismo e faz com que o corpo tenha um pico de insulina (a enzima que digere o açúcar).

A consequência disso é um pico energético, que logo já é acompanhado de falta de energia.

A insulina consome o açúcar do chocolate e você fica com pouca coisa para abastecer seu cérebro. 

Fica a dica: por mais gostoso que o chocolate seja, é melhor pensar nele como uma recompensa depois de um longo dia de prova do que como um alimento para comer na hora do vestibular. 

O que não comer antes da prova

o que não comer antes da prova

Agora que já sabe o que comer antes da prova, vamos para o outro extremo: o que você não deve comer de jeito nenhum em dia de vestibular. 

Vamos começar com as coisas mais óbvias possíveis: bebidas alcoólicas.

Seja no dia anterior ou no próprio dia, álcool vai mexer com seu desempenho. Ele dá sono, gera confusão mental e falta de concentração.

Além do álcool, é indispensável fugir de alimentos ricos em sódio. Ele provoca retenção de líquidos, o que dá sede (e vontade de ir ao banheiro, o que tira a concentração). 

A lista de alimentos ricos em sódio é bem grande e envolve desde refrigerantes até macarrões instantâneos e salgadinhos. 

Procure distância também das frituras, que podem atacar o fígado e gerar azia e também dos alimentos apimentados. Eles podem dar queimação no estômago e gerar um desconforto que vai prejudicar seu pensamento. 

Posso beber energético?

Apesar do energético ser propagandeado como uma bebida que dá energia e deixa as pessoas ligadas, a verdade é que eles são repletos de açúcar.

Você pode até se perguntar algo como “mas qual é o problema do açúcar?”, porém, é hora de lembrar do exemplo do chocolate. 

Além do alto pico de açúcar que passa rápido e te deixa sem energia, a taurina e a cafeína (principais estimulantes presentes nas bebidas energéticas) podem te deixar com baixa concentração e dificuldades para prestar atenção. 

Já sabe o que comer antes da prova?

Se ainda não escolheu o cardápio, pelo menos agora conhece quais alimentos devem ou não estar na sua dieta.

Não se esqueça também que o vestibular é o fim de uma grande jornada de conhecimento, que exige preparo com professores de qualidade e um sistema de ensino capaz de apresentar todos os conteúdos necessários.

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