como fazer uma boa redação

Como fazer uma boa introdução de redação? Guia completo para estudantes

Para escrever uma boa redação você deve seguir uma estrutura básica, que inicia pela introdução, continuando e exemplificando a ideia no desenvolvimento do texto e costurando todos os trechos na conclusão

Porém, para prender a atenção do leitor ao seu texto, é muito importante que já na introdução ele se interesse pelo assunto, e isso vai depender de como você vai introduzir o leitor ao que você vai escrever.

Aqui neste artigo vamos te levar aos princípios básicos de como fazer a introdução da redação de uma forma simples, mas correta, e sem rodeios.

Então vamos ao que interessa, afinal, o que trouxe você aqui foi o seu interesse em escrever uma boa introdução. Com uma boa introdução, você terá uma boa redação!

O que é importante estar na introdução?

A introdução de uma redação faz parte da construção do texto como um todo, e nela o conteúdo precisa ser colocado de uma forma que faça o leitor se interessar pelo assunto.

Nesta parte da redação você vai apresentar ao leitor o assunto que você vai tratar, além de mostrar ao avaliador da sua redação o estilo de texto que você vai usar. 

Na sequência falaremos mais sobre os tipos de introdução e exercícios que você pode fazer para escrever uma boa introdução.

Já na primeira frase, o tema que será usado no texto precisa ser apresentado, de forma direta e clara. Na introdução você vai falar sobre o assunto de forma simplificada, para durante o desenvolvimento você abrir o tema em mais palavras.

Preste atenção também às orientações técnicas, no caso da redação ter limite de linhas, reserve um trecho curto para a introdução.  

Por exemplo, uma redação de 30 linhas não deve ter mais que cinco linhas introdutórias.

Durante os exercícios de escrita, você pode identificar qual estilo de redação você tem mais facilidade para escrever. 

Para acertar na introdução, atenção ao estilo de escrita!

As redações podem ter sete estilos de texto diferentes, mas três deles são os mais usados.

E por que isso é importante?

Depois de escolher o tipo de redação que você vai usar para escrever sobre o tema proposto, escolha o tipo de introdução, novamente, de acordo com a sua afinidade ao estilo de escrita. 

Eu, particularmente, sempre escolhi a redação dissertativa, pois encontrei nela a forma mais fácil para escrever. 

Leia também: Como Fazer um Título para Redação? 5 Dicas Para Você Nunca Mais Esquecer

Redação dissertativa

Redação dissertativa nada mais é quando você escreve um texto onde você precisa desenvolver um argumento para convencer o leitor a concordar com a sua ideia (dissertativa-argumentativa) ou quando você desenvolve um texto expondo informações concretas com o objetivo de informar o leitor sobre o assunto (dissertativa-expositiva).

Redação narrativa

A redação narrativa, como diz a palavra, narra uma história, discorrendo sobre fatos ou acontecimentos históricos. 

Este tipo de texto nem sempre precisa tratar da realidade, porém, no caso de uma redação de vestibular ou mesmo do ENEM, não é aconselhável apelar para histórias fictícias, a não ser que esta seja a orientação dada na prova. 

Este tipo de texto contextualiza de forma mais completa a história, apresentando um enredo: 

  • Os personagens que fazem parte do contexto;
  • O tempo e o espaço onde ocorrem os eventos;
  • E um narrador, que pode ser tanto um personagem que faz parte da história e conta os fatos a partir do seu ponto de vista quanto uma terceira pessoa, que conta os fatos como se acompanhasse de fora, sem fazer parte da história como um personagem.

Redação descritiva

Já a redação descritiva deve apresentar a descrição de fatos, acontecimentos ou personagens. Como na redação dissertativa, você pode apelar para a redação  descritiva objetiva, um texto onde você vai descrever objetivamente os acontecimentos, de forma prática e sem floreios.

Neste estilo de redação, você pode usar também a descritiva subjetiva, onde você pode abordar sensações ou pontos de vista pessoais, até mesmo poéticos. Porém, neste tipo de texto também não é aconselhável apelar para histórias fictícias, como acontece na literatura, a não ser que esta seja a orientação da prova.

3 tipos de introdução mais utilizadas

 exercícios para fazer introdução de redação

Agora que você já escolheu o estilo de texto, está na hora de escolher o estilo de introdução. 

Introdução de exemplificação 

Você pode iniciar o seu texto dando um exemplo sobre o tema, mas cuide que, ao escolher um exemplo para a introdução, você vai precisar usá-lo como base no desenvolvimento da redação.

Introdução afirmativa

A afirmação é também uma ótima forma de iniciar a redação. 

Cuide neste momento para não exagerar na afirmação, fale somente sobre fatos que você tem 100% de certeza de que realmente aconteceram daquela forma, e leve também esta afirmação inicial ao desenvolvimento da sua redação.

Introdução comparativa

Outra forma de iniciar a redação é fazendo uma comparação (a minha predileta!). Apesar de ser um pouco mais complexa, ela pode trazer uma nota mais alta caso você tenha uma boa ideia de comparação. 

Use o tema e compare com algum acontecimento parecido ou completamente diferente. 

A sua escolha será a base do desenvolvimento, onde você vai explicar melhor o seu raciocínio.

Veja 3 modelos prontos de introdução de redação

Em 2016, o tema da redação do ENEM foi: “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”

Com base neste tema, vamos aos exemplos, de acordo com os estilos acima, para criar uma boa introdução. 

Lembre-se da importância de não fugir do tema. Se pedem para você escrever sobre intolerância religiosa, você não pode escrever sobre a importância da religião, por exemplo.

Exemplificação

O Brasil é um país multicultural, conhecido pela diversidade de raças. De maioria católica, o país ainda tem grandes desafios a vencer para combater a intolerância religiosa. Um exemplo desta realidade é o preconceito que as matrizes africanas sofrem, com situações de violência extrema, que já encerrou atividades em terreiros devido a opressão de outras maiorias. (Agora use este exemplo no desenvolvimento da redação, trazendo algum exemplo de seu conhecimento).

Afirmativa

O Brasil é um país multicultural, conhecido pela diversidade de raças. De maioria católica, o país ainda tem grandes desafios a vencer para combater a intolerância religiosa. Inúmeros terreiros de matrizes africanas já precisaram encerrar suas atividades, devido à violência e ao preconceito. Seus praticantes lutam diariamente para vencer estigmas e conquistar o respeito da sociedade. (Agora use estas afirmações no desenvolvimento da redação, comprovando a verdade sobre elas).

Comparativa

O Brasil é um país multicultural, conhecido pela diversidade de raças. De maioria católica, o país ainda tem grandes desafios a vencer para combater a intolerância religiosa. As religiões africanas lutam para conquistar o mesmo respeito que as religiões cristãs conquistaram. Ao passo que católicos são respeitados, matrizes africanas lutam para conquistar o mesmo reconhecimento. (No desenvolvimento amplie a discussão, exemplificando questões que comprovem as diferenças entre católicos e praticantes de religiões africanas, comparando as duas realidades).

5 dicas para para fazer uma boa introdução

  1. Quando começar a escrever, coloque no papel as ideias como vierem ao pensamento; 
  2. Deixe para organizar o pensamento na sequência, o importante é escrever as ideias para que elas possam ser organizadas e corrigidas durante a revisão do texto;
  3. Pense sobre o tema, escolha o tipo de texto que vai escrever, e assim decida sobre o tipo de introdução. Lembre-se da sua preferência de estilo;
  4. Para se preparar para escrever bem, é imprescindível ler, e ler muito! A leitura tem uma importância definitiva para o sucesso da redação;
  5. Por fim, lembre-se de permanecer no tema, fugir dele vai derrubar sua nota drasticamente.

5 erros comuns na introdução que podem arruinar a sua redação

redação enem
  1. Não fuja do tema! Lembre-se que ele deve ser a alma da sua redação;
  2. Seja claro já no início do texto, evite palavras complexas se não souber usá-las adequadamente;
  3. Não cometa erros de português, isso vale para a introdução assim como para o texto por completo. Lembre-se, não é hora de inventar moda!
  4. Revise o texto da introdução, tenha certeza de que você foi claro e que o que está escrito está dentro do tema proposto. 
  5. Preste atenção se há limitação de linhas para a redação! Tente escrever na medida, uma boa introdução não pode ser muito curta nem muito longa. 

Veja também: 8 dicas para melhorar o seu português.

4 técnicas para melhorar a sua introdução

1. Pratique em casa! 

Escrever rascunhos e se aprofundar no estilo de escrita que mais favorece seu raciocínio vai ajudar você na hora da redação.

2. Leia bastante

Informe-se, esteja atento ao que está acontecendo no mundo, principalmente se seu intuito for prestar vestibular ou fazer a prova do ENEM. O tema da redação normalmente faz parte do cotidiano atual.

3. Saia da sua zona de conforto

É bom praticar o tipo de escrita que você tem mais facilidade, mas de vez em quando tente algo diferente, esteja preparado!

4. Escreva um rascunho

Antes de iniciar a redação, escreva um rascunho. 

E, se o texto não fluir naturalmente, não se assuste, faça parte da prova seguinte e retorne à redação quando você estiver mais confortável, mas não se perca no tempo!

Pratique e não arrisque!

O momento de escrever a introdução não é a hora de arriscar: desenvolva sobre o tema com palavras e argumentos que você tem segurança em usar. 

Não tem certeza sobre um assunto ou sobre o uso correto de uma palavra, não use! 

Assim você evita cometer erros graves de português, que com certeza tirariam uma boa pontuação da sua nota final.

Esperamos que o artigo seja útil para melhorar suas técnicas e tenha ficado claro como fazer uma introdução.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.