habilidades comerciais

7 habilidades comerciais em alta que você deve aprender em 2020

Se você trabalha com vendas já deve ter percebido que a função, além de fundamental para o alcance de resultados da empresa, exige constante profissionalização.

Se ainda não trabalha, que tal descobrir como desenvolver habilidades comerciais em alta e que já estão sendo exigidas em 2020?

É fato que o profissional da área é aquele que consegue manter o equilíbrio entre habilidades técnicas e comportamentais. 

Além disso, deve apresentar total domínio sobre o produto e, especialmente, manter uma relação de confiança com o cliente. 

Lembre-se: ainda que as ferramentas de automação de vendas e análise de dados sejam cruciais para o alcance de resultados, talento, organização e disciplina permanecem como ativos principais e mais valiosos de qualquer organização. 

Separando em “caixinhas”

Antes de listarmos as habilidades comerciais em alta mais importantes para você aprender em 2020, é importante entender que elas se dividem em três divisões.

  1. Soft Skills: São as competências comportamentais. Ou seja, habilidades que, segundo o LinkedIn são menos palpáveis, mais difíceis de quantificar e as que mais serão valorizadas pelo profissional do futuro. Na área de vendas, são aquelas que consistem em se relacionar bem com os clientes, escutar e utilizar a criatividade na hora de vender algum produto. 
  1. Hard Skills: São as competências técnicas, aquelas que podem ser aprendidas e aprimoradas conforme o passar do tempo. Na área de vendas, gestão e resolução de conflitos pode ser um exemplo. 
  1. Role Skills: São as competências específicas e muito voltadas para a área. O domínio de ferramentas como CRM para a organização da base de dados é uma habilidade voltada para vendas. 

Quais são as habilidades comerciais mais exigidas pela área?

habilidades em vendas

1) Comunicação

É quase óbvio, mas a comunicação configura uma das habilidades comerciais mais importantes. 

A capacidade de argumentação e de manifestar um discurso coerente sobre o produto a ser vendido contribui para o cliente sentir confiança e estabelecer uma relação genuína com o vendedor. 

Por isso, respostas sinceras e precisas que acabem com as dúvidas do consumidor são fundamentais. 

2) Escuta e venda responsiva

Falar é fundamental, mas escutar é tão relevante quanto. Especialistas defendem que a escuta ativa é o melhor método para entender de onde os clientes vêm, quais são suas fragilidades e como, efetivamente, é possível oferecer soluções para ajudá-los. 

Com essa metodologia de incentivo à fala do consumidor, o profissional tem mais condições de fazer uma venda responsiva. Ou seja, a negociação em que o vendedor consegue observar as necessidades (mesmo aquelas não declaradas) e oferecer a melhor solução. 

Venda responsiva também diz respeito a feeling. Alguns clientes precisam de mais atenção, outros de mais objetividade.

3) Gestão e resolução de conflitos

Quem trabalha em vendas sabe que reclamações e conflitos são episódios que podem acontecer com frequência. 

Nessas horas é fundamental que o vendedor apresente propriedade não apenas sobre a política da empresa, mas reforce sensibilidade e atenção para amenizar a crise. 

Estude técnicas para de gerenciamento de conflitos. Grandes vendedores são conhecidos por transformar cenários de crise em oportunidade. 

4) Estude (muito!) o seu produto

Conhecer o produto, seus pontos fortes, fracos e diferenciais em relação à concorrência é pré-requisito para ser um bom vendedor. 

Nesse contexto, também é importante conhecer a missão, os objetivos da empresa e, claro, integrá-los ao processo de venda. 

Por isso, estude muito antes de ir a campo e faça questão de demonstrar o quanto você é especialista no assunto. 

5) Disciplina e organização

É um tanto quanto óbvio, mas pontualidade, respostas rápidas (antes, durante e pós-venda) e postura profissional são fundamentais para a boa impressão do cliente sobre o vendedor. 

A postura, nesse contexto, também está relacionada à organização de quem vende. Uma pessoa organizada tem as informações de clientes sempre acessíveis quando necessárias.

Por isso é tão importante dominar o CRM, ferramenta de análise competitiva, que ajuda a melhorar o desempenho das vendas e acesso às informações. 

6) Nutrição de cliente

Tão importante quanto vender é acompanhar a satisfação do seu cliente e manter uma boa relação no pós-venda. 

Por esse motivo é fundamental o investimento no processo de costumer success, que vai ajudar o cliente a obter o melhor aproveitamento possível da solução oferecida. 

Mas como isso funciona na prática?

Se a  sua empresa vende sofwares, por exemplo, o costumer succes, vai auxiliar o cliente que comprou esse produto a usá-lo da maneira mais completa e eficaz possível, para que o cliente atinja seus objetivos. Esse acompanhamento é o “pulo do gato” para a construção do relacionamento. 

7) Adaptabilidade

Em um mundo em plena disrupção, ou você se transforma ou é transformado.

Por essas e outras, a adaptabilidade se tornou uma das habilidades mais valiosas do mercado, sendo uma importante vantagem competitiva para profissionais e empresas.

Na área das vendas, essa habilidade também configura um mecanismo de sobrevivência. 

É por isso que vendedores precisam entender que se adaptar não é uma mera reação a momentos de crise, mas sim uma estratégia consciente que pode gerar novas oportunidades de negócio. 

Por isso, vendedores, exercitem o desapego e busquem novos aprendizados e oportunidades. A adaptabilidade nunca foi tão valorizada e configura, hoje, uma das habilidade mais procurada pelos recrutadores, segundo a Harward Business Review. 

Estude e se abra para o novo 

Como você pode perceber, as habilidades comerciais são um equilíbrio entre competências técnicas e comportamentais. 

Estude, busque se aprofundar no produto e não deixe de se abrir para o novo. 

Vendas é um campo altamente competitivo em que as marcas rivais tentam ser superiores às outras aos olhos de seus consumidores

A Escola Conquistadora oferece cursos profissionalizantes que trabalham essas habilidades e podem ajudar você a alavancar sua carreira. 

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