ferramentas de estudo

7 ferramentas de estudo gratuitas para facilitar sua vida de estudante

Que tal saber e ter dicas sobre as melhores ferramentas de estudo gratuitas para te ajudar em sua vida de estudante?

Sabemos que estudar sozinho pode não ser fácil e que, mesmo com ajuda, muitas vezes é preciso organizar bem a rotina.

Nesse ponto, com o apoio da tecnologia, hoje é possível ter acesso a uma infinidade de recursos que podem tornar a vida do estudante mais fácil.

E o melhor de tudo: gratuitamente! 

Quer saber como aproveitá-las? 

Então este artigo traz para você as melhores ferramentas de estudo gratuitas! Veja só:

1) Google Agenda

Google Agenda

O Google Agenda é um recurso fácil de usar, prático e disponível para todos os usuários que tenham uma conta Google, ou seja, um e-mail @gmail.

Para utilizá-lo, basta entrar em seu e-mail e clicar no botão lateral, onde você encontra também outros recursos como Google Drive, Maps e Tradutor.

No Google Agenda você consegue:

  • Marcar em cada dia os compromissos pessoais;
  • Reservar tempo para estudos e as aulas que irá ter;
  • Criar lembretes de entregas de trabalho e tarefas;
  • Criar listas que te ajudam a se guiar em cada dia conforme a quantidade de demandas.

Além disso, quando você “cria um evento”, pode combinar um horário de alerta para não esquecer algo importante.

Ou, quando receber um convite de agendamento para uma aula, uma reunião de trabalho escolar e assim por diante, ao aceitar tudo fica lá marcadinho na sua agenda de forma automática, te ajudando a não se esquecer de nada.

2) Google Drive

Google Drive

O Google Drive é um recurso que funciona como um grande espaço de armazenamento de arquivos online, na “nuvem”, ou seja, fica tudo salvo dentro dele e você pode acessá-los de qualquer computador ou celular.

Lá você pode fazer upload de arquivos como fotos, documentos de texto, excel, apresentações, pdf, vídeos, músicas, etc.

Assim você pode acessar/armazenar todo o eventual material complementar para seus estudos por lá.

É como se fosse um grande “pendrive” online, que você acessa pelo sua conta Google.

Para acessar, basta ter acesso à internet.

É prático porque deixando as coisas salvas nele, independente de onde você estiver, pode continuar seus estudos, mesmo que tenha esquecido seu computador pessoal.

Outra coisa boa é que lá você pode utilizar online também editores de texto, planilha e apresentações.

Assim, você cria seus trabalhos na “nuvem” em vez de usar o pacote Office (Word, Excel, Powerpoint) de seu computador.

Com essas ferramentas Google, você pode compartilhar facilmente o link com alguém que precisar, como seu professor, para correção, por exemplo.

3) Evernote

Evernote

O Evernote também é muito famoso e pode facilitar a vida do estudante por permitir que se tenha um espaço muito fácil e simples de fazer anotações.

Lá você pode criar anotações, resumos, lembretes e comentários importantes de aula, bem como ideias que tiver para fazer trabalhos e responder atividades, para não esquecer depois e perder a criatividade.

Além disso, você pode configurar o Evernote para ser sincronizado a todos os dispositivos que você utilizar, como computador, tablet e smartphone.

Assim, você fica com um caderno virtual acessível a hora que quiser e onde você preferir!

Precisou dividir o computador com alguém e vai ter que acompanhar as aulas do seu celular hoje?

Sem problemas!

Acessando o Evernote, tudo o que você deixou anotadinho antes já aparece lá novamente, facilitando que você continue de onde parou, sem problemas! 

4) TodoIst

Todoist

Esse recurso, como o nome sugere, te ajuda a lembrar sua lista de “to do’s”, ou seja, tudo o que você precisa fazer.

Ele te ajuda a organizar, em formato de lista, tudo o que você precisa realizar em cada dia.

Também permite que você automatize uma tarefa que queira que apareça todos os dias, semanal, ou mensalmente.

Exemplo: Estudar Química todas as terças-feiras às 17h. Pronto! A ferramenta irá lembrar você.

5) Trello

Trello

O Trello é uma ferramenta muito útil para organizar quadros de tarefas, facilitar a visualização de cada coisa a fazer, prazos, inclusive com hora, além de data, membros participantes e descrições e orientações para cada uma delas.

Dentro de cada quadro você também pode anexar qualquer arquivo que ajude a compreender aquela tarefa ou complemente o conteúdo que você tem que entender.

No caso dos estudantes, pode ajudar bastante a separar as lições por matérias, por professores e por prioridade de datas, sendo de fácil entendimento, controle e organização.

Você também consegue atualizar e organizar os cards (os quadros com cada matéria, atividade ou tarefa) apenas arrastando-os. É muito fácil de utilizar!

Além disso, o Trello, sincronizado com seu e-mail, emite alertas para você sempre que o prazo de entrega de alguma coisa estiver se aproximando.

Exemplo: se você tiver algum trabalho importante para amanhã ele vai te enviar um e-mail avisando que você tem 1 dia para entregar, o que diminui suas chances de esquecer algo importante para sua nota.  

Ah! E mesmo dentro do card, quando o prazo está esgotando, ele vai mudando as cores em cada quadro: do verde, para o amarelo (quando o prazo está chegando), até o vermelho, caso você tenha algo em atraso.

6) Appblock

Appblock

Se o seu maior problema é foco, o Appblock pode te dar uma força!

Ele é um aplicativo especialmente destinado a bloquear outros aplicativos que possam te distrair, como as redes sociais, que são bacanas para se entreter, mas podem tirar bastante a concentração na hora de estudar.

Para isso você pode configurar previamente e criar “perfis de bloqueio”, ou seja, o modo como quer bloquear cada app e em que períodos ou situações.

Também é possível bloquear as notificações de seu e-mail temporariamente, ideal para quando você está fazendo uma leitura importante, um simulado de prova ou alguma atividade que precisa focar bastante.

Outra coisa boa dessa ferramenta de estudo gratuita é a possibilidade de usar um cronômetro e configuração de quanto tempo você quer gastar com cada app ou rede social.

7) Pomodoro Timer Lite

como-usar-o-método-pomodoro

O método Pomodoro é uma ferramenta de estudo já muito conhecida por pessoas do mundo todo que buscam por produtividade, e no caso dos estudos pode contribuir ainda mais!

Em geral, a técnica consiste sempre em reservar um tempo, normalmente 25 minutos, para focar totalmente em um conteúdo e depois parar por 5 minutos.

Essa forma de agir tem a intenção de potencializar a concentração nos momentos destinados ao estudo e foco.

O Timer Pomodoro, que é simples e fácil de usar, pretende justamente ajudar nessa tarefa, mas permite também que você configure outros intervalos diferentes desse, se quiser.

Ferramentas de estudo para turbinar o aprendizado!

Viu como você pode ter muitas opções a seu dispor para te ajudar na hora de organizar seus estudos e alcançar melhores resultados com ele?

Use a abuse dessas dicas de ferramentas de estudo para alcançar os seus objetivos, seja passar em uma prova ou aprender uma habilidade nova.

Gostou do artigo? Acha que faltou alguma ferramenta na lista?

Deixe abaixo os seus comentários!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.