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Estatísticas Instagram: 20 dados importantes + 5 fatos curiosos que você nem imaginava

Sabe o que mais de 119 milhões de brasileiros têm em comum?

Uma conta no Instagram.

Em 2021, o Brasil alcançou o terceiro lugar em número de usuários da plataforma no mundo, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.

O canal veio para ficar no coração dos brasileiros, atraindo marcas e se tornando a segunda rede social mais usada no país.

O Instagram também tem muito valor quando falamos de marketing pessoal, por ser um canal focado em pessoas.

E para mostrar o valor de estar presente lá, trouxemos 20 estatísticas do Instagram que só comprovam sua importância nos dias de hoje. 

Como somos curiosos por natureza, fomos atrás de 5 fatos inesperados sobre a aplicação também.

Bora ver?

1. O Instagram tem 12 anos

A plataforma foi criada em outubro de 2010, inicialmente apenas para usuários da Apple/IOS.

No começo, apenas fotos eram publicadas. Após ser comprada pelo grupo Facebook, passou por diversas mudanças até chegar na versão conhecida por nós hoje.

2. Ele está muito presente no nosso dia a dia

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Um relatório de 2022 mostrou o tempo médio gasto pelos brasileiros no aplicativo: 15.6 horas por mês – um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

Ele ainda conta que 72% dos usuários de internet do país estão na aplicação. O crescimento de alcance de propagandas do Instagram foi de 20% em comparação a 2021.

3. Instalado e ativo

O Instagram foi o 4º aplicativo mais baixado no Brasil em 2021, ficando atrás apenas do TikTok, Shopee e Kwai. 

E ele não é instalado e esquecido, não. Foi o terceiro aplicativo com maioria de usuários ativos, ficando atrás apenas do WhatsApp e Facebook.

4. Plataforma do amor

No início da rede social, todo mundo conheceu o conceito da hashtag. 

É uma simples marcação colocada na foto, geralmente na legenda, usando o símbolo do jogo da velha antes. (#)

Mas você sabia que a hashtag mais usada no mundo é a #love? (palavra em inglês para amor)

5. Poderosa ferramenta de negócio

A cada dia que passa, o Instagram vem se consolidando como a “vitrine” da Internet.

Em março de 2019, a rede social lançou a opção de comprar e vender no aplicativo, se consolidando como lojinha.

De acordo com o próprio Instagram, 90% das contas seguem alguma marca. São 200 milhões de contas empresariais.

A empresa disponibiliza uma verdadeira biblioteca de conteúdos para pequenos negócios, com a possibilidade de receber um plano de marketing personalizado.  

Portanto, se você é empreendedor ou está pensando em entrar nesse universo, vale muito a pena se fazer presente no Instagram.

6. Mulheres jovens são maioria

dados demográficos instagram

O público do Instagram no Brasil é bem diverso.

Porém, o grupo demográfico em maior número no aplicativo são mulheres (58.2%) na faixa de idade entre 25 e 34 anos (32.500.000 usuárias).

7. Nem tudo são flores

Não poderíamos deixar as polêmicas de fora da lista de estatísticas do Instagram.

Apesar de tão popular, o Instagram também é alvo de críticas.

Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 55% dos entrevistados consideram a vida mostrada na plataforma falsa.

Ainda, 63% enxergam possíveis danos para a saúde mental quando se passa muito tempo no aplicativo.

8. Carrossel é o formato de post com maior engajamento

formato carrossel instagram

Se você já postou algo no Instagram, sabe que tem diversos formatos: stories, reels, foto, enquete…

Um dos mais queridos e utilizados é o carrossel – no feed, você seleciona até 10 fotos para uma única publicação.

Ele é o formato com melhor engajamento (likes, comentários, encaminhamentos e marcados como salvo) na plataforma. Que tal testar na sua conta?

9. Influenciadores são o momento

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Um estudo de 2021 da Global Consumer Survey descobriu que o Brasil é o país mais impactado pelo chamado Marketing de Influência.

Esse formato de marketing é quando os influenciadores (ou criadores de conteúdo), como são chamadas as pessoas conhecidas na Internet – às vezes com milhões de seguidores – falam diretamente com o consumidor sobre algum produto ou serviço.

A chance do cliente confiar em uma pessoa que ele já segue é maior do que em uma marca, mais impessoal.

O Instagram é a rede social preferida desses criadores de conteúdo, seguida pelo YouTube e Facebook.

10. Às quartas, postamos

Uma análise da Sprout trouxe a quarta-feira como dia com maior engajamento para postar no Instagram, especialmente às 11h.

Além disso, vale a pena investir nos posts nas sextas, também – especialmente entre 10h e 11h.

O pior dia para postar (quando estamos falando de engajamento) é domingo.

11. Novos hábitos de consumo

59% dos entrevistados pela Opinion Box se identificam com os anúncios que aparecem. E 39% afirmam clicar “às vezes” nesses anúncios.

12. Quiz e enquetes conquistaram o consumidor

O Instagram reforça o que já sabíamos: perguntar para o cliente o que ele quer ver/comprar é a melhor maneira de acertar no produto!

57% dos usuários responderam que preferem ver quizzes e enquetes de marcas no Instagram do que em outras plataformas.

Uma ferramenta super simples que ajudará você a entender o que sua audiência quer. E para começar agora, encontre tutoriais aqui e aqui

13. Ele é o sétimo site mais visitado no mundo

O Instagram é popular por seu aplicativo, mas também faz sucesso no desktop. Essa versão foi criada em fevereiro de 2013 e se tornou muito popular entre os usuários.

São 2.9 milhões de visitas por mês!

Isso é importante para lembrar que nem sempre verão seu post na telinha pequena.

14. Buscando…

Em 2021, o termo “instagram” foi o 10º mais buscado no Google no mundo, com média de 338 milhões entre julho e setembro.

15. Stories: no coração do Brasil

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O queridinho da plataforma são os stories – aqueles posts que fazemos que dura 24h.

Na mesma pesquisa da Opinion Box que já falamos aqui, 55% afirmam que gostam muito do formato, apesar de assistirem mais do que publicarem.

16. Onipresente

A chance de um usuário de Instagram estar em outra rede social é de 99,99%.

83% estão no Facebook e 55% no Twitter, por exemplo.

Isso é importante na hora de pensar estratégias de marketing para esses públicos – não repita o conteúdo de uma rede na outra.

17. Descobridor das sete marcas, navegar eu quero

1 em cada 2 pessoas usou o Instagram para descobrir uma marca nova. 

Esse dado mostra o quanto a rede social é o primeiro passo na jornada do consumidor. Seja pela aba explorar, seja por um anúncio no feed… Sua nova marca favorita pode estar logo ali!

18. Brunei é o país com maior percentual de usuários

92% da população de Brunei, país localizado na Ásia, têm um perfil no Instagram.

O ranking é seguido por Guam (79%), Ilhas Caimã (78%), Cazaquistão (76%) e Islândia (75%).

19. Pandemia de acessos

73% dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box falaram também que passaram a usar mais o Instagram na pandemia.

E 49% acreditam que gastam muito tempo na plataforma.

20. Instagram? É de comer?

Já vimos como o Instagram é popular no mundo todo.

Mesmo assim, 14% dos adultos nos Estados Unidos nunca ouviram falar na plataforma. 

5 fatos curiosos sobre o Instagram

1. Um dos criadores do Instagram é brasileiro

Mike Krieger, um dos dois criadores do Instagram, nasceu em São Paulo em março de 1986.

2. A foto mais popular da rede social tem 56 milhões de curtidas

É a foto de um ovo, de um perfil criado apenas para bater esse recorde. Antes, a foto mais curtida da plataforma era da influenciadora digital Kylie Jenner, com 18 milhões de curtidas.

3. Cristiano Ronaldo é o criador de conteúdo mais bem pago do mundo

Cada post no perfil do jogador de futebol português custa acima de R$ 8 milhões. Em segundo lugar, está o ator Dwayne Johnson, conhecido como “The Rock”, cobrando em média R$ 7 milhões por post.

4. O perfil com maior número de seguidores é o oficial do Instagram

O Instagram tem 510 milhões de seguidores. A conta posta sobre recursos do aplicativo e influenciadores. O brasileiro Iran Ferreira (@luvadepedreiro) foi destaque recentemente na conta.

5. Pizza: a comida favorita dos usuários

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Um hábito que se tornou comum é compartilhar seu prato de comida no Instagram – os restaurantes até já produzem seus pratos pensando nisso. A comida postada pela maioria no Instagram é a tradicional pizza, presente em mais de 37 milhões de publicações.

Deu pra ver com as estatísticas do Instagram que estamos falando de uma rede social muito importante e marcante, né?

Ela pode ser usada para se conectar com os amigos ou por empresas para alcançar maior número de consumidores e construir uma reputação.

Além disso, o Instagram é muito eficaz na construção de sua marca pessoal, ou seja, a impressão passada para as pessoas ao seu redor.

Escolha seu filtro favorito e comece a explorar a plataforma!

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