Estatísticas Instagram: 20 dados importantes + 5 fatos curiosos que você nem imaginava
Sabe o que mais de 119 milhões de brasileiros têm em comum?
Uma conta no Instagram.
Em 2021, o Brasil alcançou o terceiro lugar em número de usuários da plataforma no mundo, ficando atrás apenas da Índia e dos Estados Unidos.
O canal veio para ficar no coração dos brasileiros, atraindo marcas e se tornando a segunda rede social mais usada no país.
O Instagram também tem muito valor quando falamos de marketing pessoal, por ser um canal focado em pessoas.
E para mostrar o valor de estar presente lá, trouxemos 20 estatísticas do Instagram que só comprovam sua importância nos dias de hoje.
Como somos curiosos por natureza, fomos atrás de 5 fatos inesperados sobre a aplicação também.
Bora ver?
1. O Instagram tem 12 anos
A plataforma foi criada em outubro de 2010, inicialmente apenas para usuários da Apple/IOS.
No começo, apenas fotos eram publicadas. Após ser comprada pelo grupo Facebook, passou por diversas mudanças até chegar na versão conhecida por nós hoje.
2. Ele está muito presente no nosso dia a dia
Um relatório de 2022 mostrou o tempo médio gasto pelos brasileiros no aplicativo: 15.6 horas por mês – um aumento de 11% em relação ao ano anterior.
Ele ainda conta que 72% dos usuários de internet do país estão na aplicação. O crescimento de alcance de propagandas do Instagram foi de 20% em comparação a 2021.
3. Instalado e ativo
O Instagram foi o 4º aplicativo mais baixado no Brasil em 2021, ficando atrás apenas do TikTok, Shopee e Kwai.
E ele não é instalado e esquecido, não. Foi o terceiro aplicativo com maioria de usuários ativos, ficando atrás apenas do WhatsApp e Facebook.
4. Plataforma do amor
No início da rede social, todo mundo conheceu o conceito da hashtag.
É uma simples marcação colocada na foto, geralmente na legenda, usando o símbolo do jogo da velha antes. (#)
Mas você sabia que a hashtag mais usada no mundo é a #love? (palavra em inglês para amor)
5. Poderosa ferramenta de negócio
A cada dia que passa, o Instagram vem se consolidando como a “vitrine” da Internet.
Em março de 2019, a rede social lançou a opção de comprar e vender no aplicativo, se consolidando como lojinha.
De acordo com o próprio Instagram, 90% das contas seguem alguma marca. São 200 milhões de contas empresariais.
A empresa disponibiliza uma verdadeira biblioteca de conteúdos para pequenos negócios, com a possibilidade de receber um plano de marketing personalizado.
Portanto, se você é empreendedor ou está pensando em entrar nesse universo, vale muito a pena se fazer presente no Instagram.
6. Mulheres jovens são maioria
O público do Instagram no Brasil é bem diverso.
Porém, o grupo demográfico em maior número no aplicativo são mulheres (58.2%) na faixa de idade entre 25 e 34 anos (32.500.000 usuárias).
7. Nem tudo são flores
Não poderíamos deixar as polêmicas de fora da lista de estatísticas do Instagram.
Apesar de tão popular, o Instagram também é alvo de críticas.
Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 55% dos entrevistados consideram a vida mostrada na plataforma falsa.
Ainda, 63% enxergam possíveis danos para a saúde mental quando se passa muito tempo no aplicativo.
8. Carrossel é o formato de post com maior engajamento
Se você já postou algo no Instagram, sabe que tem diversos formatos: stories, reels, foto, enquete…
Um dos mais queridos e utilizados é o carrossel – no feed, você seleciona até 10 fotos para uma única publicação.
Ele é o formato com melhor engajamento (likes, comentários, encaminhamentos e marcados como salvo) na plataforma. Que tal testar na sua conta?
9. Influenciadores são o momento
Um estudo de 2021 da Global Consumer Survey descobriu que o Brasil é o país mais impactado pelo chamado Marketing de Influência.
Esse formato de marketing é quando os influenciadores (ou criadores de conteúdo), como são chamadas as pessoas conhecidas na Internet – às vezes com milhões de seguidores – falam diretamente com o consumidor sobre algum produto ou serviço.
A chance do cliente confiar em uma pessoa que ele já segue é maior do que em uma marca, mais impessoal.
O Instagram é a rede social preferida desses criadores de conteúdo, seguida pelo YouTube e Facebook.
10. Às quartas, postamos
Uma análise da Sprout trouxe a quarta-feira como dia com maior engajamento para postar no Instagram, especialmente às 11h.
Além disso, vale a pena investir nos posts nas sextas, também – especialmente entre 10h e 11h.
O pior dia para postar (quando estamos falando de engajamento) é domingo.
11. Novos hábitos de consumo
59% dos entrevistados pela Opinion Box se identificam com os anúncios que aparecem. E 39% afirmam clicar “às vezes” nesses anúncios.
12. Quiz e enquetes conquistaram o consumidor
O Instagram reforça o que já sabíamos: perguntar para o cliente o que ele quer ver/comprar é a melhor maneira de acertar no produto!
57% dos usuários responderam que preferem ver quizzes e enquetes de marcas no Instagram do que em outras plataformas.
Uma ferramenta super simples que ajudará você a entender o que sua audiência quer. E para começar agora, encontre tutoriais aqui e aqui.
13. Ele é o sétimo site mais visitado no mundo
O Instagram é popular por seu aplicativo, mas também faz sucesso no desktop. Essa versão foi criada em fevereiro de 2013 e se tornou muito popular entre os usuários.
São 2.9 milhões de visitas por mês!
Isso é importante para lembrar que nem sempre verão seu post na telinha pequena.
14. Buscando…
Em 2021, o termo “instagram” foi o 10º mais buscado no Google no mundo, com média de 338 milhões entre julho e setembro.
15. Stories: no coração do Brasil
O queridinho da plataforma são os stories – aqueles posts que fazemos que dura 24h.
Na mesma pesquisa da Opinion Box que já falamos aqui, 55% afirmam que gostam muito do formato, apesar de assistirem mais do que publicarem.
16. Onipresente
A chance de um usuário de Instagram estar em outra rede social é de 99,99%.
83% estão no Facebook e 55% no Twitter, por exemplo.
Isso é importante na hora de pensar estratégias de marketing para esses públicos – não repita o conteúdo de uma rede na outra.
17. Descobridor das sete marcas, navegar eu quero
1 em cada 2 pessoas usou o Instagram para descobrir uma marca nova.
Esse dado mostra o quanto a rede social é o primeiro passo na jornada do consumidor. Seja pela aba explorar, seja por um anúncio no feed… Sua nova marca favorita pode estar logo ali!
18. Brunei é o país com maior percentual de usuários
92% da população de Brunei, país localizado na Ásia, têm um perfil no Instagram.
O ranking é seguido por Guam (79%), Ilhas Caimã (78%), Cazaquistão (76%) e Islândia (75%).
19. Pandemia de acessos
73% dos entrevistados na pesquisa da Opinion Box falaram também que passaram a usar mais o Instagram na pandemia.
E 49% acreditam que gastam muito tempo na plataforma.
20. Instagram? É de comer?
Já vimos como o Instagram é popular no mundo todo.
Mesmo assim, 14% dos adultos nos Estados Unidos nunca ouviram falar na plataforma.
5 fatos curiosos sobre o Instagram
1. Um dos criadores do Instagram é brasileiro
Mike Krieger, um dos dois criadores do Instagram, nasceu em São Paulo em março de 1986.
2. A foto mais popular da rede social tem 56 milhões de curtidas
É a foto de um ovo, de um perfil criado apenas para bater esse recorde. Antes, a foto mais curtida da plataforma era da influenciadora digital Kylie Jenner, com 18 milhões de curtidas.
3. Cristiano Ronaldo é o criador de conteúdo mais bem pago do mundo
Cada post no perfil do jogador de futebol português custa acima de R$ 8 milhões. Em segundo lugar, está o ator Dwayne Johnson, conhecido como “The Rock”, cobrando em média R$ 7 milhões por post.
4. O perfil com maior número de seguidores é o oficial do Instagram
O Instagram tem 510 milhões de seguidores. A conta posta sobre recursos do aplicativo e influenciadores. O brasileiro Iran Ferreira (@luvadepedreiro) foi destaque recentemente na conta.
5. Pizza: a comida favorita dos usuários
Um hábito que se tornou comum é compartilhar seu prato de comida no Instagram – os restaurantes até já produzem seus pratos pensando nisso. A comida postada pela maioria no Instagram é a tradicional pizza, presente em mais de 37 milhões de publicações.
Deu pra ver com as estatísticas do Instagram que estamos falando de uma rede social muito importante e marcante, né?
Ela pode ser usada para se conectar com os amigos ou por empresas para alcançar maior número de consumidores e construir uma reputação.
Além disso, o Instagram é muito eficaz na construção de sua marca pessoal, ou seja, a impressão passada para as pessoas ao seu redor.
Escolha seu filtro favorito e comece a explorar a plataforma!