o que é eja

EJA e Encceja: Qual é a diferença? + Vantagens (2021)

EJA e Encceja são a mesma coisa?

É muito comum essas duas siglas causarem certa confusão nas pessoas, afinal, estão relacionadas às conclusões e certificações do ensino fundamental e médio.

Porém, tratam-se de atividades um tanto quanto diferentes, mesmo que tendo as mesmas finalidades.

Se você também tem dúvidas em relação à diferença entre EJA e Encceja, neste texto te explicamos tudo a respeito dessas duas modalidades. 

Qual é a diferença entre EJA e Encceja?

EJA e Encceja são duas formas de se conquistar a certificação de conclusão do ensino fundamental e médio, destinadas a pessoas que já passaram da idade de cursar esses níveis de ensino de forma regular.

EJA

O Eja (Educação de Jovens de Adultos) são aulas presenciais, ou on-line, com conteúdos relacionados ao nível de ensino ao qual se busca a certificação de conclusão.

Ou seja, tanto para o ensino fundamental, quanto para o médio, os assuntos trabalhados em sala  de aula (chamados de módulos) são referentes ao curso escolhido pelo aluno, e cada módulo tem uma duração de 6 meses.

Essas aulas são oferecidas tanto por escolas públicas, como também por instituições particulares e possuem uma duração menor, em comparação ao tempo de conclusão no ensino regular.

Para o ensino fundamental, o prazo de conclusão do EJA é de 2 anos (enquanto para o ensino regular é de 4 anos).

Já para o ensino médio, o aluno tem até 18 meses para concluir o curso (sendo que no ensino regular, esse prazo é de 3 anos).

Para cursar o EJA, na modalidade de ensino fundamental, o aluno precisa ter 15 anos completos, ou mais. 

Já para cursar o ensino médio pelo EJA, é preciso ter mais de 18 anos de idade.

Seja para ensino fundamental, ou médio, as aulas do EJA acontecem de segunda à sexta, com duração de 4 horas diárias.

Encceja

Ele é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.

Como o nome sugere, ele é uma prova aplicada todos os anos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para certificar os que a fazem com a conclusão do ensino fundamental e/ou médio.

Nesta prova, são apresentadas questões que testarão os conhecimentos dos candidatos referentes ao nível de ensino que almeja o certificado (fundamental ou médio).

Assim como o EJA, no para realizar as provas do Encceja, é preciso ter quinze anos completos, ou mais, para a prova de ensino fundamental e ser maior de 18 anos para realizar a prova destinada ao ensino médio.

No Encceja, as prova destinadas ao ensino fundamental são compostas pelos seguintes assuntos:

  • Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
  • Matemática;
  • História e Geografia;
  • Ciências Naturais.

Já para o ensino fundamental, os assuntos exigidos no exame são:

  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
  • Matemática e suas Tecnologias;
  • Ciências Humanas e suas Tecnologias;
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

O exame é composto por 30 questões de múltipla escolha e exige também a elaboração de um texto em prosa, no estilo dissertativo-argumentativo.

Caso o candidato não alcance a média necessária para ser aprovado em alguma das competências exigidas, existe a possibilidade de solicitação de realização de uma nova prova, com o objetivo de eliminar apenas as competências pendentes.

Por que concluir os estudos traz melhores oportunidades?

Não é novidade para ninguém saber que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente, não é mesmo?

A cada dia, as empresas e até mesmo os próprios clientes, no caso de quem trabalha de forma autônoma, buscam trabalhadores ou prestadores de serviço que tenham qualificação.

Afinal, na hora de gastar o nosso precioso e suado dinheiro, é sempre melhor ir pelo certeiro, não é verdade?

Nesse sentido, concluir os estudos não apenas contribui para ganhar mais conhecimentos gerais, como também transmite mais segurança seja para o recrutador, na hora da entrevista para aquela vaga tão desejada, seja para oferecer o seu serviço a um cliente.

É importante lembrar também que quem concluiu o ensino médio pelo EJA, ou pelo Encceja, também está totalmente habilitado para cursar uma faculdade.

É isso mesmo!

Afinal, um dos requisitos mínimos para o ingresso no ensino superior é a conclusão do ensino médio.

Tendo o certificado em mãos, seja pelo ensino regular, pelo EJA ou Encceja, o aluno tem esse quesito para, por exemplo, realizar o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e, assim, ingressar em um curso superior.

E, claro, ao se especializar em uma área de conhecimento, por meio de uma faculdade, o ajudará a ganhar melhores posições e oportunidades no mercado de trabalho, além de abrir um leque de possibilidades.

Uma máxima é sempre certa: estudar só traz benefícios, nunca malefícios!

É possível conciliar os estudos mesmo trabalhando o dia todo?

eja ou encceja

Sim, sabemos o quão difícil e desgastante pode ser a rotina de estudos e trabalho…

Encarar uma noite de estudos, após um longo dia de trabalho é algo que demanda muita energia e disposição.

Porém, temos sempre que ter em mente aonde queremos chegar, quais os nossos objetivos e qual a importância daquilo para a nossa vida.

Lembre-se sempre das vantagens e oportunidades no mercado de trabalho que estudar nos proporciona, como comentamos no tópico anterior.

Porém, algumas ferramentas podem nos ajudar a conciliar nossa rotina de trabalho, com uma rotina de estudos e nos dar aquela força necessária para encarar esse desafio.

Uma delas é o EJA EAD, ou seja Ensino à Distância.

Neste estilo on-line de ensino, você pode estudar do conforto do seu lar, sem a necessidade de gastar mais horas e horas do seu precioso tempo no deslocamento até uma escola ou instituição de ensino.

Além do mais, na modalidade EAD, não é necessário frequentar as aulas todos os dias, como na modalidade presencial, se adequando, assim, da melhor forma ao seu cotidiano.

Inclusive, a Escola Conquistadora Polo Ulbra, dispõe do EJA EAD que você pode conferir clicando aqui.

Quais são as vantagens de fazer EJA EAD?

Ok, se você ainda não está convencido(a) de que o EJA EAD seja uma boa escolha, separamos outras 4 vantagens que essa modalidade de ensino oferece. 

Olha só:

1. Liberdade para escolher onde, como e quando estudar

Afinal, realizar um curso de forma on-line, dispõe da facilidade de não se limitar a um espaço físico, por isso, você escolhe qual a melhor forma de estudar.

2. Dá para começar qualquer época do ano

Está pensando em fazer o EJA agora, mas só abrem novas turmas no ano que vem? 

Não tem problema! 

Pela modalidade EAD, você pode dar início ao curso quando desejar, sem a necessidade de adiar seus sonhos, e seus planos de qualificação.

3. Se forme na metade do tempo

Sabemos que muitas pessoas desistem de enfrentar um ensino fundamental, ou médio, pensando no longo tempo que pode levar para se formar.

Porém, no EJA EAD esse tempo cai pela metade e, em pouco mais de um ano, já tem o certificado em mãos.

4. Se destaque no mercado de trabalho

Afinal, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad), de 2018, mais da metade dos brasileiros de 25 anos ou mais não concluiu a educação básica.

Sendo assim, com todas as facilidades que o EJA EAD oferece, estar em dia com a conclusão dos ensinos fundamental e médio fará você se diferenciar em meio a um mar de pessoas, abrindo possibilidades para melhores qualificações profissionais.

Nunca é tarde para voltar aos estudos

E jamais parar de aprender!

Afinal, estamos em constante processo de aprendizagem e ninguém nunca vai saber de tudo.

Para muito além de um certificado, concluir os estudos também implica em uma verdadeira injeção de autoestima e autoconfiança, elementos fundamentais para quem deseja melhores oportunidades no mercado de trabalho.
Lembre-se sempre que conhecimento é o único bem que ninguém pode nos tirar.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.