Como ter tempo para estudar e trabalhar? 5 dicas para não ficar maluco
Se você não está estudando, porque não acha tempo para isso, ou se está estudando e precisa entrar no mercado de trabalho para pagar as contas… deve estar se perguntando como ter tempo para estudar e trabalhar?
Independentemente de qual for seu caso, escolher fazer as duas coisas ao mesmo tempo é um passo importante e desafiador na vida de quem quer se desenvolver profissionalmente, tanto para conseguir novas oportunidades quanto para crescer na carreira.
Para que você deixe as desculpas de lado e saiba como conciliar todas as obrigações sem enlouquecer e ainda ter tempo para lazer, te ajudamos com 5 dicas de como ter tempo para estudar e trabalhar. Confira:
1) Planeje-se!
Antes mesmo de matricular-se em algum curso ou mesmo de aceitar a vaga de trabalho, pare tudo que esteja fazendo e planeje a sua rotina, as suas semanas e o seu semestre.
Isso é importante para definir quantas disciplinas você irá cursar, quais os melhores horários de trabalho de aula e definir, em conjunto com a faculdade ou com seu chefe o que pode ser flexibilizado para que caiba na sua rotina.
Feito isso, arranje uma agenda!
Pode ser aquela tradicional de papel ou um planner, que você deve manter por perto e em um lugar que você verá regularmente, ou alguma agenda virtual.
Uma boa dica é o calendário do Google, que você pode manter sincronizada no celular e no computador e ainda compartilhar algumas tarefas com colegas tanto do trabalho quanto de aula.
Anote tudo lá!
Provas, aulas, trabalhos, reuniões, viagens… tudo que tiver no âmbito profissional, escolar e também pessoal.
Se for possível, já preveja algumas horas para aquilo que você precisará se preparar, como exames e trabalhos.
Dessa forma, além de não esquecer dos compromissos, você literalmente conseguirá enxergar cada atividade com seu respectivo prazo, ajudando a priorizar as atividades.
2) Defina o que é urgente X importante
Para saber como ter tempo para estudar e trabalhar é preciso descobrir o poder da priorização.
Organizar e visualizar os compromissos pode não ser suficiente para que você consiga determinar o que é prioridade quando a “coisa” apertar.
Se você já enfrentou um período cheio de provas e teve de manter a mesma rotina de trabalho ao mesmo tempo sabe do estou falando, não é mesmo?
Para estes momentos, é preciso diferenciar as tarefas urgentes das importantes. Sendo que:
- Urgente é tudo aquilo que tem de ser feito imediatamente, ou seja, que você precisa realizar o mais rápido possível e não pode ser adiado.
Ex: uma prova ou uma entrevista de emprego.
- Importante é algo que tem um significado e é relevante, pois de alguma forma vai te ajudar a atingir seus objetivos.
Ex: ler os textos da aula ou se preparar para uma reunião com o chefe.
A maioria das pessoas passa o dia resolvendo urgências (o famoso “apagando incêndios”) e acaba ficando sem tempo de fazer as coisas que são realmente importantes e vão te levar a conquistas – como fazer uma graduação, por exemplo, e conseguir a sonhada promoção.
Ainda ficou complicado?
Pois existe uma ferramenta chamada de Matriz de Eisenhower que te ajuda a identificar como definir cada compromisso.
Ela foi desenvolvida pelo presidente americano Dwight D. Eisenhower (por isso o nome), mas se tornou famosa ao ser apresentada por Stephen Covey no livro Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes.
Para usá-la, liste todas as suas tarefas, tanto de trabalho quanto de estudo, e divida em duas colunas: Urgentes e Não Urgentes, considerando se elas precisam ser feitas agora ou podem ser adiadas.
Depois, analise cada item e defina se é importante ou não, ou seja, se tem ou não relação com seus objetivos pessoais.
A partir dessa definição, você pode colocar as tarefas numa matriz (combinação de linhas e colunas) ou simplesmente classificá-las, chegando à seguinte ordem de prioridade:
- Urgente e importante: estas são as suas prioridades. Então, faça agora!
- Importante, mas não urgente: é tudo aquilo que precisa ser feito para alcançar seus resultados e suas metas. Por isso, decida quando você vai fazer e encaixe nas suas atividades diárias.
- Urgente, mas não importante: são as atividades que não são relevantes para você, mas podem ser importantes para alguém. Portanto, delegue para outra pessoa.
- Nem urgente nem importante: tudo que está aqui, em teoria, poderia ser descartado. A orientação é elimine ou, então, faça mais tarde.
Leia também: Burnout no Trabalho: Sintomas e 5 Formas de Evitar o Diagnóstico
3) Evite o desperdício de tempo
Uma recente pesquisa mostrou que os brasileiros gastam, em média, 1 hora e 20 minutos para se deslocar (ida e volta) para as atividades principais do dia.
Esse número chega a 2 horas e 7 minutos para que se cumpram todos os deslocamentos diários.
Ou seja, uma pessoa perde cerca de 32 dias por ano no trânsito.
Para um pouco aí e pensa agora:
Você pode estar gastando um mês dos 12 do ano somente no trânsito!!!
Por isso, quem trabalha e estuda ao mesmo tempo deve tentar ao máximo levar suas aulas o mais perto possível de sua casa ou trabalho.
Ou até mesmo estudar em casa ou nos intervalos do trabalho se você optar pelos cursos à distância (EAD). Isso permitirá reduzir o tempo e, de brinde, os custos de transporte.
Outra dica valiosa sobre tempo:
Evite gastá-lo demais nas redes sociais.
Não significa que você precisa deletar seus perfis ou parar de utilizá-los nos momentos de descanso.
Significa, sim, que você deve administrar seu tempo com sabedoria, priorizando aquilo que vai impactar positivamente o seu futuro.
As redes sociais podem, inclusive, serem ferramentas de trabalho e de estudo, como meio de se comunicar, para participar de fóruns e pesquisas ou enviar relatórios, compartilhar trabalhos e até mesmo fazer reuniões.
Mas até que ponto você está utilizando Facebook, Instagram, WhatsApp e outros aplicativos para estudar e trabalhar ou para se divertir?
Um estudo de 2019 revelou que o Brasil fica atrás apenas das Filipinas em termos de horas gastas na internet.
Os brasileiros passam um total de 9 horas e 29 minutos por dia na internet, bem acima da média global, que é de 6 horas e 42 minutos.
Agora, faça um teste:
Pegue o seu smartphone, cheque o relatório de uso que ele oferece e veja quanto tempo está gastando nas redes sociais. Feito isso, para e pense em quanto tempo está te faltando para terminar as tarefas do trabalho e da aula…
A resposta é óbvia, né? Otimize seu tempo e evite desperdiçá-lo nesse período tão importante!
4) Aprenda a dizer não
Entre as dicas de como ter tempo para estudar e trabalhar não poderia faltar a importância de dizer não.
Dizer “não” pode ser muito desconfortável para boa parte das pessoas, que preferem dizer “sim” para evitar situações desagradáveis ou ficar “de mal” com alguém.
No entanto, quando surgir o momento em que você terá um projeto para entregar no trabalho, o aniversário de um familiar e uma prova para estudar, tudo no mesmo dia, não se engane:
Não vai ser possível fazer tudo!
Então, você terá de fazer escolhas.
A melhor forma de fazer isso, conforme já falamos antes, é listar suas prioridades e dizer não ao que não for urgente e/ou importante.
E, por fim, não se preocupe com a reação das pessoas para quem você disser não.
Se o “não” for para o seu primo ou qualquer outro familiar, explique a situação que, com certeza ele vai entender.
Se for algo no seu trabalho, tente dar a negativa ao mesmo tempo em que negocia um novo prazo ou a delegação da tarefa para outra pessoa.
Quanto aos estudos, a dica é a mesma: se não for possível cumprir algum prazo, se antecipe e busque saber se é possível flexibilizar.
5) Não deixe de “viver”
Ninguém quer enlouquecer com a rotina puxada.
Por isso, separar um tempo para si é crucial para conseguir levar bem as 2 jornadas concomitantes.
Esse “tempo para si vale” para toda a parte da vida social e de lazer.
Vá ao cinema, leia livros de assuntos diferentes do seu campo de estudo e trabalho, assista suas séries favoritas, aceite convites para aniversários e happy hours.
Guarde um tempo para desfrutar do mundo ao seu redor e conviver com pessoas que te façam bem. Isso, inclusive, te deixará mais alegre para tocar a rotina de trabalho e estudo.
Outra dica importante é manter-se ativo.
Pratique algum esporte que você curta, faça alongamentos ou yoga, nade, corra ou pedale por aí.
Alinhado a uma boa alimentação, um estilo de vida saudável vai te ajudar a aliviar o estresse e o fará se sentir mais disposto para enfrentar os livros e o trabalho.
Além disso, tenha horários de descanso. Não caia na armadilha de ficar virando noites sem dormir ou tomando grandes doses de cafeína para não “parar” o que está fazendo.
Em resumo: não deixe de viver!
Não esqueça de aproveitar sua vida, porque essa rotina dupla vai passar e, tanto para que você passe por ele de forma saudável (sem pirar!), quanto para que tenha qualidade de vida durante e depois, é fundamental cuidar de si mesmo e curtir bons momentos com quem você gosta.
Cursos EAD são uma ótima opção
Trabalhar o dia todo e ainda ter de se deslocar até uma universidade ou cursinho para estudar acaba adiando a decisão pela profissionalização de muitas pessoas.
E se você puder estudar no conforto de sua própria casa? É isso que os cursos EAD oferecem,
Além de economia de tempo e dinheiro com deslocamento, fazer um curso à distância te dá flexibilidade para organizar sua rotina.
Veja também: 6 dicas para quem estuda EAD + 4 erros comuns para evitar
Observando as 5 dicas de como ter tempo para estudar e trabalhar e fazendo seus próprios horários como o EAD possibilita, fica muito mais fácil afastar as desculpas e a preguiça e tirar logo os planos do papel.
agosto 23, 2020 às 12:38 am
Olá preciso terminar meu ensino médio