como melhorar a interpretação de texto

5 dicas de como melhorar a interpretação de texto

Você com frequência lê um texto, relê, relê e… não entende nada? 

Além de desperdiçar tempo tentando compreender o que está escrito, a chance de você desistir do que está lendo é enorme.

No entanto, fazer uma boa interpretação de texto é fundamental tanto para quem vai fazer vestibular, Enem ou um concurso e para aqueles que estão estudando, mas também para a vida toda.

Afinal, a escrita e a leitura fazem parte do nosso dia a dia. Notícias, relatórios de trabalho, livros e até redes sociais. Estamos cercados de textos e precisamos ter capacidade de interpretá-los.

Como melhorar a interpretação de texto? Vamos te dar 5 dicas infalíveis e práticas para te ajudar a se tornar um expert em interpretação!

O que é interpretação de texto?

Antes de tudo, precisamos entender o que é interpretação de texto. 

O verbo “interpretar”, segundo nosso o Dicionário, significa “ajuizar a intenção, o sentido de; explicar, explanar ou aclarar o sentido de (palavra, texto, lei, etc.)”.

Para entender como melhorar a interpretação de texto é preciso que você seja amiga da Hermenêutica.

Ela é a área da filosofia que estuda interpretação de textos e, segundo ela, é preciso seguir três etapas para conseguir ler e entender de forma eficaz um texto: 

1. Pré-compreensão

Em tese, ao pegar um texto para ler, você já tem (ou deveria ter) conhecimentos prévios sobre o assunto.

Ou seja, se pegar um texto do 5º semestre do curso de Administração estando ainda no 1º semestre, vai ter dificuldades de interpretação por falta de conhecimentos prévios que embasem a leitura.

2. Compreensão

Se você tem a pré-compreensão de um texto, vai encontrar informações novas ou reconhecer as que já sabia.

Mas é preciso mais do que entender o significado das palavras.

A compreensão implica em captar a intencionalidade do texto, as justificativas e o alcance social do texto.

3. Interpretação

Por fim, vem a interpretação, que é perceber o que o autor quis dizer e, assim, retirar sentidos da produção textual.

É como criar um novo texto a partir do que leu.

Porque, além de entender e compreender, você vai ter condições de ampliar o texto e dar novos sentidos.

Como fazer uma boa interpretação de texto?

como interpretrar textos

Depois de entender o processo, chegou a hora de saber como melhorar a interpretação de texto. Não é difícil. São passos simples, mas que exigem dedicação e persistência.

Vamos lá, às 5 dicas para melhorar a sua interpretação:

1. Leia muito

Esse é um clichê repetido por todos que falam sobre interpretação de texto. Mas é real!

Aumentar a carga de leitura e diversificar os conteúdos e os autores vai te ajudar a melhorar o processo da pré-compreensão, te dando conhecimento. Não leia apenas livros didáticos.

Reportagens jornalísticas, livros de ficção, gráficos, publicações em redes sociais e até filmes vão ampliar sua visão de mundo.

Além disso, é importante ler com frequência, de preferência, todos os dias. Isso ampliará seus treinos de análise textual, te deixará mais ágil e facilitará a interpretação de texto. 

Todo o processo se tornará mais fácil e natural quanto mais você treinar. Supere-se!

2. Leia com um dicionário ao lado

Além de ler bastante, você pode potencializar essa leitura se estiver com um dicionário por perto. 

Deparou com uma palavra que nunca viu antes ou ficou em dúvida sobre o significado? Pegue um caderno só para isso e anote-a. No dicionário, pegue o significado e escreva ao lado da palavra. 

Além poder consultar a qualquer momento, o fato de escrever uma palavra ajuda a memorizar o conhecimento.

Dica: vale também pesquisar por dicionários disponíveis através de aplicativos de celular.

3. Explique para si mesmo o que está lendo

Quer saber como melhorar a interpretação de texto? Uma das dicas de ouro é explicar para si mesmo o que acabou de ler, com as suas próprias palavras.

Isso se chama paráfrase. Existem diversos tipos de paráfrase, destacamos três: 

  • Resumo: sublinhe as ideias principais do texto e, depois, faça um resumo sem copiar, mas com suas próprias palavras, das ideias básicas do que acabou de ler. Pode ser um capítulo, um assunto, não precisa deixar para o final do livro
  • Resenha: além dos passos do resumo, faça um comentário sobre o texto, uma opinião mesmo. Escreva sobre as qualidades e defeitos do que leu, justificando o porquê
  • Esquema: defina quais são as ideias ou palavras-chave de um texto e monte um esqueleto do texto em forma de tópicos, com poucas frases. Você pode usar ícones e canetas coloridas para diferenciar as palavras do seu esquema. Isso ajudará a organizar as informações e a memorizá-las também

4. Leia no papel

O fato de lermos cada vez mais em telas, em vez de papel, e a prática cada vez mais comum de apenas “passar os olhos” superficialmente em textos e postagens estão reduzindo a nossa capacidade de interpretação de texto.

Estamos perdendo a aptidão de entender argumentos complexos, de fazer uma análise crítica do que lemos e até mesmo de criar empatia por pontos de vista diferentes do nosso.

Segundo o livro O Cérebro no Mundo Digital – Os desafios da leitura na nossa era; de Maryanne Wolf, pesquisadora da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), tudo isso pode impactar desde a nossa performance individual no mercado de trabalho até nossa tomada de decisões políticas e a vida em sociedade.

Um estudo feito em 2014 também encontrou dificuldades nos textos digitais, principalmente pela falta de possibilidade de virar as páginas para frente e para trás ou controlar o texto fisicamente (fazendo notas e dobrando as páginas).

Por isso, sempre que possível, estude por livros de papel ou imprima as partes mais importantes. Vale fazer notas em cadernos, pois já foi provado também que quem faz anotações à mão consegue lembrar melhor do que estuda.

5. Concentre-se e leia devagar

Para interpretar um texto, é essencial concentrar-se no que você está lendo. Caso contrário, ficará lendo e relendo uma mesma frase e mesmo assim não entenderá nada.

Portanto, é preciso trabalhar a concentração, melhorando sua capacidade de manter-se focado para ler textos longos.

Especialistas recomendam que você encontre um lugar agradável e reserve de 30 a 45 minutos do seu dia longe de distrações tecnológicas para ler. Fazendo isso, o seu cérebro poderá recuperar a capacidade de fazer a leitura linear.

Lembre-se que é completamente normal apresentar certa dificuldade para manter-se concentrado por mais de uma hora na mesma atividade, por exemplo.

Por isso, dê alguns intervalos para se espreguiçar, tomar um café e respirar de tempo em tempo.

Preparado(a) para ser bom na interpretação de texto?

O mercado de trabalho está mudando todo dia. Mas tem uma coisa que não muda: a gente se comunica através da linguagem e precisa saber interpretar os discursos, seja em texto, áudio ou vídeo, para conseguir entender e responder.

É claro que a gente nota mais as dificuldades de interpretação de texto quando tem uma prova importante e precisa se sair bem.

No entanto, tanto pelas redes sociais, quanto na conversa com os amigos ou ao escutar uma música você precisa usar essa habilidade.

Leia muito e invista nas 5 dicas que citamos sobre como melhorar a interpretação de texto. Não é tão difícil quanto parece e você vai perceber as vantagens pelo resto da sua vida.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.