como conseguir o primeiro emprego

Como conseguir o primeiro emprego: Passo a Passo Completo

Poucas coisas são tão emblemáticas quanto a conquista da primeira oportunidade profissional. 

Dar os primeiros passos no mercado de trabalho é essencial para conquistar a independência financeira. É por meio dela que você pode preparar o terreno para tirar seus sonhos do papel e torná-los realidade. 

Mas conseguir o primeiro emprego nem sempre é fácil.

É necessário se preparar para encarar as entrevistas, conhecer os segmentos do mercado e, claro, encontrar a área que tem mais a ver com você.

Neste artigo reunimos algumas dicas de como conseguir o primeiro emprego. Confira alguns pontos que precisam estar no seu radar antes mesmo de você sair distribuindo currículos. 

Veja quais são eles e fique ainda mais preparado para conseguir sua primeira oportunidade! 

A importância da proatividade

Antes de partirmos para as dicas, vamos refletir sobre a proatividade. Ser proativo no mercado de trabalho é a dica mais importante de como conseguir o primeiro emprego. 

Vivemos em um país onde o mercado de trabalho não oferece oportunidades para todos, ou seja, as vagas formais de emprego sempre serão disputadas.

Assim como você, existem muitos jovens em busca de uma primeira experiência (e também profissionais mais rodados em busca de recolocação), portanto, não dá para esperar as vagas caírem do céu.

A proatividade faz a diferença!

Sair da sua zona de conforto e ir em busca de informações e contatos profissionais é indispensável para se inteirar sobre o mercado e como você pode se inserir nele. 

Para te ajudar nessa “missão da proatividade”, veja uma pequena lista com algumas atitudes importantes:

  1. Monte seu currículo e deixe-o atualizado, mesmo antes de pensar na busca pelo primeiro emprego (você nunca sabe quando vai precisar do CV, portanto, é melhor deixá-lo pronto).
  2. Faça contato com profissionais da área via LinkedIn (aproveite e deixe seu perfil bem completo);
  3. Leia sobre a profissão que deseja seguir e busque entender quais são os desafios dela;
  4. Vá a eventos como feiras de profissões e eventos capacitantes para conhecer empresas que estão de portas abertas para os jovens em busca de suas primeiras experiências.

Atitudes proativas não só vão te ajudar a encontrar as primeiras oportunidades como também podem pesar a seu favor no momento de análise curricular! 

4 dicas para conquistar o primeiro emprego

Se você não sabe como conseguir o primeiro emprego, fique calmo.

Nós vamos apresentar a seguir mais algumas dicas focadas na preparação para essa etapa importante. Anote e aproveite para tirar suas dúvidas!

1. Estude a área de atuação

Tire um tempo para estudar um pouco a área que você deseja atuar. Essa pesquisa vai te ajudar a entender:

  1. Quais são as exigências profissionais;
  2. Quais conhecimentos são diferenciais do mercado;
  3. Onde estão as principais empresas e oportunidades para este segmento;
  4. Qual a faixa salarial.

Conforme você absorve conhecimento sobre o mercado, fica mais fácil entender o que você precisa fazer para deixar seu currículo mais competitivo. 

E não podemos esquecer de um ponto importante: estudar a área te ajuda a colocar os pés no chão e olhar para a profissão com mais realismo.

Em alguns campos profissionais existe uma “visão romântica” sobre o trabalho, mas que nem sempre condiz com a realidade. 

2. Complemente seu currículo com cursos

Imagine que você deseja trabalhar na área de comércio internacional. Agora, pense: que tipo de conhecimento é indispensável para essa área? 

Além das noções administrativas, o domínio do inglês é peça-chave neste setor, logo, não dá para pleitear uma vaga se você não sabe nem o verbo “to be”.

Fique de olho nesses detalhes e busque cursos e programas de ensino complementares para enriquecer sua bagagem de conhecimento.

Isso vale para todas as áreas, desde as mais complexas até as mais simples. Conhecimento nunca é demais, e quanto mais informações você tem, maiores são as chances de se dar bem no mercado e crescer na carreira

3. Faça cursos profissionalizantes para construir seu caminho

Para quem precisa de mais do que cursos complementares, o caminho para conquistar o primeiro emprego é buscar formação. 

Cursos profissionalizantes são excelentes opções para começar a montar seu CV e dar força para ele. 

Nesses programas de ensino você aprende na prática, com profissionais gabaritados do mercado e que estarão ao seu dispor para te ajudar a entender os desafios e principais exigências do mercado de trabalho.

Não deixe de conferir nossas opções de cursos profissionalizantes caso esteja em dúvida sobre a área de atuação desejada. Colocamos à disposição diversas opções para você construir sua caminhada com mais conhecimento e bagagem!

E se você ainda não finalizou os estudos básicos, saiba que fechar o ciclo escolar aumenta muito o número de oportunidades de emprego, portanto, clique aqui e conheça mais sobre o EJA da Conquistadora. 

4. Não tenha medo do “não”

Mesmo que você ainda esteja um pouco “cru” para o mercado, não tenha medo de se voluntariar para vagas. 

As entrevistas de emprego (e as negativas que você receber nelas) irão ajudar na sua compreensão das exigências do mercado de trabalho e do que você precisa fazer para melhorar e conquistar o primeiro emprego. 

Lembre-se que até profissionais de extremo sucesso já foram reprovados em entrevistas ao longo da sua vida. 

Olhe para esses momentos como oportunidades de se aprofundar na realidade do mercado e como feedbacks positivos para você crescer e se desenvolver. 

Como evitar erros na entrevista de emprego?

perfil profissional

Dentre as dúvidas de como conquistar o primeiro emprego, algumas das mais comuns orbitam a realização das entrevistas. Separamos algumas dicas para você não cometer erros nesta etapa importante. Confira!

1. Planeje-se!

Tente chegar com antecedência ao local de realização das entrevistas. Isso demonstra comprometimento e pontualidade. 

Mesmo que você espere um pouco, é melhor ter paciência do que precisar pedir desculpas pelo atraso antes mesmo de ser contratado. 

Caso more em uma cidade grande, verifique o tempo de deslocamento até o local e calcule alguns minutos para imprevistos (como engarrafamentos ou atraso do ônibus/metrô). 

Em cidades menores esses desafios podem ser mais fáceis, mas fica a dica: sempre chegue com, pelo menos, 15 minutos de antecedência). 

2. Cuidado com o “look”

Você precisa ficar de olho no dress code do mercado que deseja atuar. Se a entrevista é para uma vaga em um escritório de advocacia, é melhor ir com trajes sociais, por exemplo. 

A sua imagem também conta no processo seletivo, e se o recrutador perceber que você não conhece as vestimentas certas, isso pode prejudicar sua avaliação. 

3. Fique de olho na sua postura e gestos

A postura corporal durante a entrevista e os gestos que você faz também são avaliados pelos recrutadores mais experientes. 

Ficar largado e sem postura na cadeira da entrevista não vai transmitir uma imagem legal. A mesma coisa acontece se você ficar com as mãos inquietas, mexendo nas coisas e mostrando nervosismo.

Fique sempre atento ao seu comportamento e se policie para manter sua postura ereta e sempre olhando nos olhos do entrevistador!

4. Nunca minta no currículo

Se seu inglês é básico, não diga que ele é intermediário. Se você não tem nenhum curso do Pacote Office, não diga que você tem conhecimento de especialista. 

Esse tipo de “maquiagem” no currículo pode até funcionar, mas quando chegar a hora de trabalhar você pode frustrar seu empregador e gerar uma péssima imagem profissional. 

Além dessa possibilidade, o entrevistador pode testar seus conhecimentos na hora do processo, e se você não conseguir provar que tem o nível relatado no seu currículo, pode apostar: nunca mais aquela empresa irá abrir as portas para você novamente.

Mentir no CV é um erro capital cometido por muitas pessoas. E fica a dica: mais vale falar a verdade do que tentar enrolar na entrevista e depois passar por um grande constrangimento. 

Quais são as profissões que não exigem experiência?

Um dos dilemas da vida do jovem que está entrando no mercado de trabalho é a famosa “primeira oportunidade que exige experiência”. 

De fato, isso acontece bastante e dificulta a entrada de quem ainda não teve oportunidades, porém, nem toda área apresenta essa realidade.

Existem profissões que não exigem experiência. Quer conhecer algumas delas? Veja uma pequena lista abaixo:

  1. Assistente de secretariado;
  2. Assistente administrativo;
  3. Auxiliares de cozinha;
  4. Vendedores do varejo;
  5. Atendentes em restaurantes;

Na verdade, a exigência de experiência prévia é uma escolha da empresa e não está diretamente relacionada com a área. 

Se você não teve nenhuma experiência, saiba que isso não vai ser um impeditivo para conquistar o primeiro emprego, tudo é questão de pesquisar as oportunidades do mercado!

Porque emprego é sinônimo de muito trabalho

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como conseguir o primeiro emprego, fica a nossa dica mais importante de todas: capacite-se e seja ligado ao mercado.

A união da proatividade com conhecimento técnico e contextualização sobre o mercado é indispensável para encontrar as melhores vagas e ter sucesso nas entrevistas.

E não se esqueça de contar com a Conquistadora nessa caminhada. Oferecemos para você cursos profissionalizantes e o EJA EAD para fortalecer o seu currículo e lhe preparar para os desafios do futuro.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.