guia da carreira pedagogia

Carreira em pedagogia: Guia completo sobre a profissão (2021)

Está pensando em escolher uma carreira e tem dúvidas sobre qual é a que mais combina com você?

Ou então, qual oferece as melhores oportunidades para o mercado no qual deseja trabalhar?

Se você já pensou na opção de seguir carreira em pedagogia, este guia pode te ajudar! 

Vamos contar um pouco sobre a carreira do pedagogo, as áreas de atuação, o que estuda e como se especializar para seguir trabalhando com o que mais gosta!

Ficou interessado (a)?

Então continue acompanhando! 

Afinal, o que faz um pedagogo?

Um pedagogo ou pedagoga, nomenclatura para quem se forma no curso de Pedagogia, é o profissional habilitado a dar aulas de matérias generalistas, em geral para as séries da Educação Infantil (pré-escola) até o ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano).

Além disso, quem escolhe seguir carreira em pedagogia pode se dedicar a outras atividades que envolvam aprendizado e escola em geral, como as funções de assistente, coordenador, diretor ou qualquer cargo de gestão na área.

Principalmente se tiver uma especialização!

Sobre o curso de Pedagogia

curso pedagogia

O curso de Pedagogia é uma graduação, ou seja, uma formação de nível superior, ou, como as pessoas mais costumam conhecer, uma “faculdade”, que tem duração entre 3 e 4 anos.

Ele é oferecido tanto na modalidade presencial quanto a distância, cabendo ao aluno escolher a metodologia, ou seja, o jeito de aprender que mais combine com ele e atenda suas necessidades, possibilidades de tempo, horário, custo, e etc.

Em geral, o curso de pedagogia é encontrado em dois formatos: bacharelado ou licenciatura, que é o mais comum. 

Mas afinal, qual a diferença? É muito simples!

Algumas vezes, esses termos podem causar certa confusão e dúvidas na cabeça de quem ainda está descobrindo sobre o mundo universitário.

Então, aqui vai uma breve explicação: 

O bacharelado é um curso geral, que ensina aos profissionais as matérias e os conceitos de base de uma área de estudo ou profissão.

Ele forma bacharéis, que podem continuar cursando pós-graduações, por exemplo, e trabalhando em algumas funções do mercado, especialmente em planejamento e administração de locais ligados à sua área de formação.

a licenciatura é também uma faculdade, mas, nesse caso, um modelo de curso para quem deseja dar aulas. 

Ou seja, além de ensinar as matérias básicas, ele ensina matérias pedagógicas, que habilitam e capacitam o você a dar aulas quando acabar a faculdade.

Com essa formação, você pode atuar na educação infantil ou em escolas públicas e privadas, por exemplo, que normalmente é o que as pessoas mais procuram em uma carreira de pedagogia.

Quem fez um bacharelado antes vai aprender muito, mas depois deve cursar matérias que complementem essa formação para ter essa “licença”, se desejar estar em sala de aula.

Portanto, se seu objetivo é estar autorizado desde o começo a dar aulas, procure uma licenciatura para dar um bom início à sua carreira em pedagogia.

Principais matérias do curso

No curso de licenciatura você vai estudar matérias gerais da educação.

Geralmente elas englobam a história, a filosofia e a sociologia da educação, para entender a origem do termo, das primeiras escolas, das primeiras estruturas e políticas montadas para o ensino. 

As matérias gerais também incluem  estudos sobre a evolução da educação e quem foram os envolvidos nos processos de constituição dessa área do saber.

Além disso, você terá matérias que, em geral, falam de psicologia e de teorias do currículo (para entender como estão organizadas as grades de disciplinas que são estudadas pelos alunos nos diferentes níveis).

Também podem fazer parte do curso matérias que falam de gestão escolar, para que o profissional tenha noção de como gerir uma instituição de ensino.

A área de atuação não se limita somente à sala de aula, mas permite que alguém com experiência nesse campo e com especializações, possa atuar na coordenação e diretoria de escolas, por exemplo.

Fora isso, quem faz Pedagogia também estuda as matérias mais básicas, tornando-se pronto para ensiná-las nos anos e conceitos iniciais, como Português, Matemática e Ciências.

Mas claro, isso não significa dar qualquer tipo de aula.

Para isso o profissional vai precisar cursar as chamadas licenciaturas específicas, que são as licenciaturas diretamente em Letras, Matemática, História, Geografia, e assim por diante. 

Mas, o lado bom é que depois de se formar em Pedagogia, geralmente o profissional consegue cursar outra licenciatura em menos tempo  (de um a um ano e meio normalmente), estudando apenas as matérias específicas.

Assim, pode lecionar matérias específicas também no ensino Fundamental II (do ao 9º ano) e no Ensino Médio. Exemplo: apenas português ou matemática.

Áreas de atuação e mercado de trabalho

carreira pedagogia

O mercado de trabalho para a carreira de pedagogo é um dos mais aquecidos

O profissional pode encontrar oportunidades em escolas de todos os tipos: desde a de  nível infantil, até em escolas de formação diversa, que oferecem cursos profissionalizantes, cursos técnicos, de idiomas ou informática.

O pedagogo pode iniciar sua carreira como assistente e ir conseguindo mais oportunidades conforme for descobrindo o mercado na prática.

Lembre-se: tudo o que envolve o processo de ensino-aprendizagem pode requerer a presença e o conhecimento do pedagogo.

Ele pode atuar no planejamento de aulas, organização da estrutura de aprendizagem, aulas de apoio, gestão e coordenação, etc.

Dentro da carreira de pedagogia há oportunidades de atuar com níveis e públicos diferentes e dá até para trabalhar com educação do campo (para quem deseja dar aulas em regiões mais rurais), além de psicopedagogia, ludopedagogia, entre outras.

Hoje em dia, hospitais, centros culturais, várias organizações e até empresas contratam pedagogos para trabalhar em áreas de aprimoramento de funcionários. 

Inclusive, existe um termo bastante conhecido no mercado que é o chamado “pedagogo empresarial”. 

Isso mesmo! Um pedagogo que não trabalha em escolas, mas sim em empresas. 

Em geral, ele vai ajudar as empresas a trabalhar habilidades nos seus empregados, acompanhando-os nesse desafio.

Curioso, né? Ou você pensava que pedagogia era só para quem queria dar aulas na educação infantil?

Especialização em Pedagogia

Quem faz Pedagogia também pode se especializar em diferentes áreas, dependendo das oportunidades que tiver ou do que mais gostar de estudar. 

Por exemplo, dentro da carreira de pedagogia, além dos exemplos já citados,  também é possível se especializar em:

– Metodologias de ensino;

– Aprendizagem e tecnologias digitais;

– Metodologias ativas;

– Educação a distância (uma área em ascensão nos dias de hoje);

Educação de Jovens e Adultos (EJA);

– Docência do ensino superior (para quem deseja dar aulas em faculdade); 

– Entre outras.

Confira aqui uma lista completa de especializações possíveis para a carreira de pedagogo.

As especializações na área de Educação são muitas e a oferta de cursos também. 

E você pode até seguir para mestrado ou doutorado no futuro.

Ficou com dúvidas sobre a Carreira em Pedagogia?

Como pode ver, a área de pedagogia é ampla e a carreira oferece inúmeras possibilidades de desdobramentos e atuação para quem se formar.

O ideal é que você procure estagiar durante a graduação para ir conhecendo as áreas de que mais gosta.

Gostou do conteúdo? Então dê uma olhada nas opções do nosso polo Ulbra e descubra como dar um passo a mais rumo à carreira que você quer! 

Caso tenha dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco pela nossa página de Graduação Ulbra

A Escola Conquistadora é um Polo Ulbra reconhecido e possui toda uma equipe à disposição a ajudá-lo(a) a tomar a melhor decisão de curso para a sua carreira.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.