carreira em letras

Carreira em Letras: Guia completo sobre a profissão

Interessado pela carreira em Letras e querendo descobrir tudo o que esse profissional faz?

O mercado de trabalho para graduados na área é amplo!

Vai desde a possibilidade de trabalhar dando aulas (de Língua Portuguesa ou língua estrangeira) até tarefas de revisor, editor, tradutor ou redator.

Confira neste guia completo tudo o que você precisa saber sobre a profissão!

O que é o curso de Letras?

É uma graduação, ou seja, um curso de nível superior, que oferece a possibilidade de se graduar bacharel ou licenciado em letras, dependendo da escolha.

Nele a pessoa irá estudar o funcionamento da língua, desde sua história, seus fundamentos, conceitos linguísticos e suas diversas manifestações em sociedade, gramática, morfologia (formação de palavras) e sintaxe, até literatura e produção textual.

Trata-se, portanto, de um curso para quem quer tornar-se um profissional capacitado a atuar na área de Língua Portuguesa ou algum outro idioma que conste na formação, podendo ser professor, consultor ou qualquer outra função que exija a Língua como instrumento de trabalho.

Qual é a diferença entre o curso de letras e o curso de pedagogia?

Um esclarecimento importante: Letras não é a mesma coisa que Pedagogia.

O curso de Letras é uma formação específica, ou seja, um curso destinado a formar professores especialistas em uma ou duas matérias (exemplo: Português e Inglês, Português e Espanhol, dentre várias outras habilitações, como Libras).

Já o curso de Pedagogia forma professores de matérias gerais e se concentra a estudar aspectos da aprendizagem e gestão do ensino, mas não de modo aprofundado, geralmente habilitado somente para atuar nas séries iniciais de ensino.

Outra característica do curso de Letras é ter uma formação focada somente em sua área, em Língua, e poderá trabalhar em todas as demais séries, como ensino médio.

Em outras palavras, se o curso escolhido for uma licenciatura, Pedagogia irá formar professores das séries iniciais (geralmente até quinto ano) e gestores, enquanto Letras irá formar professores de Língua Portuguesa e possivelmente algum outro idioma.

Sobre o curso de letras

O curso de Letras tem uma duração que geralmente varia entre 3 a 4 anos, dependendo da faculdade, mas o mais importante é que ele cumpra a carga horária exigida pelo MEC para as licenciaturas ou bacharelados.

Quem faz só o bacharelado pode trabalhar em editoras e empresas, mas precisará complementar a formação 

No caso das licenciaturas, aliás, o estágio costuma ser obrigatório. 

Além disso, não só como requisito, o estágio pode ser importante principalmente para o aluno testar a área na prática, adquirir experiência e descobrir em qual eixo dela mais gosta de trabalhar.

O TCC também depende dos requisitos de cada faculdade, mas geralmente se trata de um trabalho entregue ao final do curso, para obtenção de nota e encerramento.

Todas as orientações são passadas para o aluno ao longo do curso, principalmente dos últimos anos.

Principais matérias do curso de letras

O curso de Letras pode ter uma grade que varia em função da escolha de cada aluno. 

Em geral o aluno vai estudar muitas matérias específicas como Língua Portuguesa, Semântica, Morfologia, Sintaxe da língua, Gramática, Linguística (sociolinguísticas e variações regionais ou culturais da Língua), fonética, fonologia, Literatura, teoria literária e produção de textos.

A disciplina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), aliás, tornou-se obrigatória nos cursos desse tipo e o aluno sai sabendo pelo menos o básico para trabalhar com pessoas nessas condições.

Matérias que preparam para a atividade docente ou que explicam fundamentos da Educação, como história da Educação, Sociologia e Filosofia também podem fazer parte da formação.

Áreas de atuação para formados em letras

Quem faz uma licenciatura, por exemplo, que é o tipo de curso feito para dar aula, recebe uma formação que considera também matérias de Didática e parte pedagógica, mas não precisa ficar restrito a salas de aulas.

Outras oportunidades existem para o profissional que domina a Língua, como:

  • Editoras
  • Empresas de tradução
  • Consultoria
  • Revisão de livros e materiais didáticos
  • Empresas de marketing

Quanto ganha um profissional em Letras?

A faixa salarial depende bastante do local em que a pessoa irá trabalhar, função, carga horária e uma série de outros fatores.

Em média o valor pode ficar entre R$1.000,00 e R$ 4.000,00, mas é bom lembrar que isso não é uma regra.

Mesmo aqueles profissionais que pretendem atuar como professores podem conciliar essa função com maiores quantidades de aulas ou tarefas extras, como correções e revisões, e assim incrementar a renda.

5 sinais de que o curso de Letras é o caminho certo para você

Fica atento(a) aos sinais que indicam que Letras é um curso bom para o seu perfil. Confira:

1.Você gosta de ler

2.Você se interessa por livros e literatura

3.Você gosta de escrever

4.Você é curioso sobre palavras e funcionamento da Língua.

5.Gosta de idiomas e deseja trabalhar com eles 

Carreira em Letras é a sua praia?

Como você viu, a carreira de Letras pode oferecer diferentes opções, mas ter boas chances de seguir ela depende do perfil do aluno e daquilo que ele quer para sua vida profissional.

Gostou de saber mais sobre o curso? Deixe seus comentários e dúvidas abaixo.

Caso deseja queira tirar dúvidas conosco, basta se inscrever em nossa página de graduação e falar com nossa equipe de atendimento.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.