aulas de reforço

Aulas de reforço: como funcionam + 3 vantagens

Você que está terminando seus estudos e quer fechar esse ciclo de aprendizado com sucesso, com certeza já viu que algumas matérias são mais fáceis e outras exigem mais esforço, não é mesmo?

É muito comum que os alunos não dominem todos os assuntos, tenham disciplinas de preferência e outras que são verdadeiros desafios.

Mas se você sente dificuldade com uma delas, não é preciso sofrer. As aulas de reforço estão aí para te ajudar nessa missão. 

Que tal saber como funcionam as aulas de reforço, quanto elas custam e como elas podem te ajudar a completar seus estudos?

A gente te conta tudo aqui nesse texto. Tire suas dúvidas e faça uma boa leitura! 

O que são aulas de reforço?

As aulas de reforço foram feitas para te ajudar a conseguir o que você mais precisa nesse momento: encerrar seu ciclo escolar. 

A ideia delas é dar um suporte para aquelas matérias onde você tem mais dificuldades e precisa de mais auxílio para captar as principais informações e aprender o conteúdo.

Mas esqueça aquela história que aula de reforço é chata. 

Sua afinidade com o assunto pode até não ser muito grande, mas existem formas e formas de ensino, e as aulas para reforçar conhecimento costumam ser diferentes, afinal, o professor entende que é preciso outra estratégia para ajudar os alunos.

Repetir o mesmo formato, que já não te ajudou muito, não ia ser a melhor escolha, não é mesmo? 

Por isso, é comum que as aulas de reforço sejam focadas nos temas que são seus maiores desafios e os professores podem, inclusive, pegar suas principais dúvidas (e dos colegas) para montar aulas direcionadas e eficientes!

Existem aulas de reforço para todas as disciplinas. Onde tem um aluno com dúvida, pode apostar que existe um professor pronto para oferecer o conhecimento. 

Vale lembrar que esse tipo de aula não é feita só para alunos que estão com dificuldades para tirar boas notas. 

As aulas de reforço são excelentes formas de melhorar o domínio nas matérias que você já é bom. Isso faz uma diferença e tanto na hora das provas de vestibular e processos seletivos. 

Qual é o momento certo de recorrer às aulas de reforço?

Identificar o momento certo para as aulas de reforço é uma atitude importante para evitar recuperações e até mesmo a reprovação. Quanto antes você identificar suas dificuldades, melhor. 

Se as notas e as lições de casa estão sendo feitas com tranquilidade, você pode optar pelo reforço apenas para treino visando provas mais difíceis, como o Vestibular e o Enem. 

Agora, se você enxerga um semestre de muitas dificuldades pela frente, vale se antecipar e fazer a matrícula no reforço para acompanhar melhor os conteúdos de sala de aula. 

Veja algumas outras situações em que as aulas de reforço surgem como uma boa solução para resolver desafios escolares:

  1. Quando você tem algum bloqueio muito forte com uma matéria e sente que não consegue acompanhar o que os professores passam;
  2. Se você fica muito nervoso e inseguro com uma ou mais disciplinas;
  3. As aulas de reforço podem ajudar a colocar a matéria em dia para quem sofreu com afastamentos de saúde e não quer perder o ano.

Como funcionam as aulas de reforço?

O reforço escolar foca nos principais desafios apresentados pelos alunos.

Os professores reúnem as dúvidas mais comuns (e também aquelas que são específicas de cada aluno) e montam suas aulas com base nesses temas.

Na hora das explicações, é comum que o professor busque métodos diferentes dos já utilizados nas aulas normais. Normalmente, há menos tempo de explicação em lousa e mais momentos de prática e discussão do tema. 

Durante as aulas, há o uso de técnicas de memorização e os famosos macetes que os melhores professores têm nas mãos e compartilham com seus alunos para ajudá-los a fixar as informações e resolver questões de prova. 

Os alunos aproveitam as aulas de reforço para receber a matéria e já colocar os conhecimentos lado a lado com corpo docente, que está ali para dar amparo e monitorar a evolução do aprendizado.  

Qual a diferença entre reforço e aula particular?

o que são aulas de reforço

Aulas de reforço não seguem a mesma lógica que as aulas particulares.

As aulas particulares são mais pontuais e com conteúdo personalizado. O foco é repetir aquela base de conhecimento gerais dado nas aulas normais.

Já as aulas de reforço aprimoram aquilo que foi visto em sala de aula e permite que os alunos tenham mais momentos para testar seus conhecimentos com apoio dos professores. 

O ambiente onde as aulas acontecem também muda. Nas aulas particulares, o professor vai à casa do aluno ou vice-versa. 

3 vantagens das aulas de reforço

Que tal conhecer algumas das principais vantagens de fazer aulas de reforço? Veja como elas podem auxiliar no seu desempenho escolar e até mesmo no seu crescimento pessoal!

1. Aumento da autoconfiança

Muitas vezes você não tem um bloqueio com uma matéria, mas sim um problema de falta de confiança naquilo que sabe. 

Geralmente essa falta de confiança acontece porque o aluno só estuda sozinho em casa, não consegue tirar suas dúvidas na hora da tarefa e leva toda essa insegurança para as provas, o que não é o ideal. 

As aulas de reforço são momentos para desconstruir essa ideia errada.

Com ajuda dos professores, os alunos são convidados a estimular o cérebro e testar aquilo que sabem, o que é uma excelente forma para se desafiar e ganhar confiança. 

2. Motivação

Na hora do reforço, o professor adota outras práticas e consegue gerar um momento de aprendizado mais leve, próximo dos alunos e que consegue equilibrar conhecimento e diversão.

Digamos que você tem muita dificuldade com matemática e não gosta nem um pouco de estudar essa disciplina.

As aulas de reforço serão um excelente momento para quebrar esse preconceito, conhecer melhor o assunto e acabar com as dúvidas. 

Aqui na Conquistadora, muitos alunos entraram nas aulas de reforço detestando a matéria, mas saem com outra visão após descobrirem um novo jeito de aprender e testar aquilo que sabem. 

3. Ritmo de aprendizado

O lema principal das aulas de reforço é o respeito ao ritmo de aprendizado.

As aulas regulares precisam padronizar esse ritmo e oferecer os conteúdos de acordo com calendário escolar do MEC, porém, as aulas para reforço não precisam desse ritmo mais ágil.

Os professores podem adotar outras práticas, a fim de respeitar o ritmo da turma e oferecer um jeito eficiente de aprendizado. 

Está sentindo dificuldade em alguma matéria?

Graças à tecnologia, hoje você nem precisa sair de casa para ter aulas de reforço. 

Nós da Conquistadora entendemos que as aulas online também são uma forma prática e eficiente para que alunos tenham contato com professores, tirem suas dúvidas e acabem com as dificuldades nas mais diversas disciplinas. 

Nossa escola oferece para você a oportunidade de fazer aulas de reforço focadas no ensino fundamental e médio ou então que preparam para concursos ou disciplinas acadêmicas, como matemática financeira e contabilidade. 

Veja as disciplinas oferecidas pela Escola Conquistadora:

  1. Português;
  2. Matemática;
  3. História;
  4. Geografia;
  5. Biologia;
  6. Química;
  7. Física;
  8. Sociologia;
  9. Filosofia;
  10. Literatura;
  11. Matemática Financeira;
  12. Contabilidade.

Que tal apertar o botão turbo do aprendizado? Clique aqui, preencha o formulário e receba em seu e-mail informações sobre as nossas aulas de reforço!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail e turbinar seus estudos!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.